[Aperta a tecla] Tema de agosto

03 agosto 2015
Olá, leitores e escritores! Tudo tranquilo no fim de semana? Espero que sim :) Hoje vim divulgar para vocês o tema escolhido para o Aperta a tecla de agosto!! Vou logo avisando que esse vai ser um verdadeiro desafio, especialmente para mim.

Sabe quando a gente está na fila do banco e escuta uma conversa bem louca e fica imaginando um milhão de coisas sobre aquelas pessoas? Ou então quando uma amiga conta algo muito legal, ou muito triste que aconteceu com ela e a gente fica se imaginando naquela situação?

Quem nunca passou por algo transformador, ou até mesmo vergonhoso e quis compartilhar aquela experiência e não sabia como? Acho que todo mundo, né? Com base nisso, o tema do mês de agosto vai ser... Rufem os tambores... Baseado em fatos reais.

 photo baseado em fatos reais_zpsdjkuxnmf.jpg

O objetivo desse desafio é mostrar a vocês que coisas que acontecem no nosso dia a dia podem ser usadas como inspiração para escrever. Não precisa ser necessariamente algo sobre você, ou até mesmo sobre alguém que você conhece. Pode ser uma conversa que você escutou, uma notícia que você viu no jornal, qualquer coisa relacionada à sua rotina.

Minha primeira recomendação é a seguinte: não use nomes reais. Se você vai se basear em algo que aconteceu de verdade, você deve trocar os nomes das pessoas envolvidas. Essa regra não é tão importante se você só vai publicar seu texto online, mas é melhor já começar com essa boa prática, já que isso será essencial se um dia você decidir escrever um e-book ou livro impresso que seja baseado em fatos reais.

Vejam esse trecho retirado do site Ficção em tópicos:
Se o escritor fizer referência ao nome verdadeiro de uma pessoa (famosa ou não) na ambientação de seu livro, poderá ter problemas se o indivíduo:
  • entender que o texto viola a sua privacidade;
  • acreditar que o escritor está denegrindo sua imagem;
  • acreditar que seu nome foi utilizado com fins comerciais.
Se a pessoa em questão se sentir lesada, poderá ajuizar uma ação para que seu nome seja retirado da obra, pedir royalties sobre o uso da sua imagem, requerer a proibição da venda do livro até que a situação seja resolvida, e exigir pagamento por danos morais.
A segunda dica é que vocês tentem misturar um pouco a ficção com a realidade. Vocês podem usar o fato real que vocês escolheram e inserir ele num contexto diferente do original, ou usar personagens que são completamente diferentes das pessoas nas quais foram baseados.

E então, o que acharam do desafio? Boa semana para vocês, beijos!

10 comentários

  1. Oi, Ma!!!

    Uhuuuuuu!!!! Hj foi meu retorno pra escola, estou no meio do replanejamento de minhas aulas, explodindo de ideias pra minha criançada e... estou pensando seriamente em levar o "Aperte a Tecla" para a sala de aula, o que vc acha?
    Isso não quer dizer que eu tb não vá escrever, em Dona moça? Me aguarde! ;D
    Bjks e Boas Lituras/Escritas

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho maravilhooooooso, Fabi! Espero que eles gostem :)
      Aliás, você dá aula para que séries? :D
      Estou aguardando já, ansiosamente! Hahahah

      Beeijos ;*

      Excluir
  2. Que ideia legal.
    Nossa, seu blog tá tão amorzinho *-* sou uma seguidora feliz haha
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que ideia bacana Marina, gostei bastante!!! Meu tempo tá escasso mas tentarei.
    Lindo seu blog, uma fofura.
    Bjos
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cinthia! Eu sei que o tempo aperta, mas pode ter certeza de que o resultado final depois de escrever algo é compensador!
      Seu blog também é lindo! Beijos ;*

      Excluir
  4. Que tema bacana. Agora, irei participar, hehe.

    Muito criativo o seu desafio, Mari!

    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Ju! Participa sim que tá legal :)
      Obrigada! Beijos ;*

      Excluir
  5. Gostei do tema! Falei que ia participar mas não tive tempo, mas agora com esse tema já tenho até ideias para o texto. Vou escrever, tomare que goste. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do tema Ana, pra mim está sendo defícil, mas quem acredita sempre alcança, né? :)
      Beijos!

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.