[Resenha] Por lugares incríveis, de Jennifer Niven

21 abril 2015
Páginas: 336
Lançamento: 2015
Editora: Seguinte
Classificação: Favoritado!
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Eu não sei por onde começar essa resenha. Esse livro me tocou tão profundamente que parece até pessoal demais falar sobre Violet e Finch. Acho que qualquer coisa que eu escreva sobre ele não vai ser digno o suficiente. Mas mesmo assim eu vou tentar.

Violet e Finch se conheceram no alto da torre do sino do colégio onde estudavam, todos dois estavam pensando em se matar. Finch ajudou Violet a descer de lá, mas todos os alunos do colégio acharam que Violet é quem tinha salvado ele. Claro, ela era uma garota popular, enquanto ele era apenas a aberração da escola.

Finch chama Violet para fazer um trabalho de geografia com ele, onde o objetivo era conhecer lugares incríveis do estado deles, Indiana, antes que eles fossem embora para as suas faculdades. Todos os amigos de Violet tem pena dela por ter que fazer um trabalho com esse menino esquisito, mas na verdade ela gosta do jeito dele e começa a se apegar a ele, apesar de não admitir isso pra ninguém.
- Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo, e que um salta a 383 metros de altura pode parecer mais alto que uma torre do sino se você estiver ao lado da pessoa certa.
Finch é super estranho, cada semana ele se veste de um modo diferente, Finch inglês, Finch nerd, Finch fodão. Mas além de estranho, ele é completamente fofo, e ele é a única pessoa que não tem medo de confrontar Violet, de fazer ela enfrentar seus problemas e começar a finalmente superar os traumas que ela tem.

O modo como o relacionamento dos dois evolui é tão fofo e a história deles me conquistou completamente. Parecia que tudo ia ficar bem, eles estavam tão felizes. Mas o que esse livro me fez ver é que a depressão não escolhe hora nem lugar. E o quanto é importante a atenção e o apoio das pessoas que nos rodeiam.
De acordo com a minha experiência, as pessoas são muito mais compreensivas quando conseguem ver a sua doença, e pela milionésima vez na vida eu desejei ter sarampo ou varíola ou alguma coisa facilmente verificável só pra ficar mais fácil pra mim e pra todo mundo, qualquer coisa seria melhor que a verdade.
Já ouvimos tanto falar o quanto a depressão é uma doença, que não é apenas drama ou uma escolha das pessoas, é um fator psicológico e precisa de tratamento. Mas a verdade é que muitos de nós nunca tivemos ou convivemos de fato com uma pessoa que tem depressão, então não é fácil se colocar no lugar dessas pessoas. 

Quando uma pessoa se suicida nós pensamos que é egoísmo, que ela ainda tinha tanto pra viver e que está apenas machucando as pessoas que a amam. Mas a beleza nesse livro é que ele faz com que a gente consiga se colocar no lugar dessas pessoas. Pela primeira vez eu pude ver realmente como é ter depressão, como é amar alguém que tem depressão, e agora eu posso dizer que compreendo essa doença.
- O problema das pessoas é que elas esquecem que na maior parte do tempo o que importa são as pequenas coisas. Todo mundo está tão ocupado no Lugar de Esperar.
Por isso e por muito mais eu cheguei a conclusão de que esse livro deveria ser uma leitura obrigatória. O mundo seria um lugar bem melhor se todos pudessem entender como a depressão funciona, se nós pudermos compreender e ajudar alguém que está passando por isso. 

Nas últimas páginas desse livro eu senti uma dor horrível no peito como se alguém que eu amo tivesse morrido, chorei, solucei de tanto chorar, e depois chorei mais ainda. Mas também ri bastante e me diverti muito com as aventuras desse casal. Esse livro é incrível e não entrou apenas para os meus favoritos, como foi um dos melhores livros que já li na vida. Recomendo demais!

Boa leitura!

1 Comentário

  1. UAU, se sua resenha me deixou assim, imagine eu lendo o livro. Ele já estava na minha lista, agora ele terá prioridade e será compra obrigatória. Amei sua resenha, você escreve muito bem, pois consegue passar para o leitor, exatamente o que estava sentindo, parabéns.Vou acompanhar sempre o seu blog ♡

    http://feita-deflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.