[Resenha] The kiss of deception, by Mary E. Pearson

15 abril 2015
Páginas: 492
Lançamento: 2014
Editora: Henry Holt and Co.
Classificação: Favoritado!
Numa sociedade cheia de tradições, a vida da princesa Lia segue um curso predeterminado. Como primeira filha, Lia deverá ter o dom reverenciado da visão – coisa que ela não possui –, e ela sabe que seus pais estão cometendo uma fraude quando organizam seu casamento para garantir uma aliança com um reino vizinho – um casamento com um príncipe que nunca se tem por satisfeito.
Na manhã de seu casamento, Lia foge para um vilarejo distante. Ela se instala em uma nova vida cheia de esperanças… Até que dois estranhos misteriosos e belos chegam onde ela está; Lia não faz ideia de que um é o príncipe abandonado e o outro um assassino enviado para matá-la. Com a decepção e os enganos à sua volta, e Lia se encontra à beira de desvendar segredos perigosos – mesmo que ela se apaixone.

Não sei nem como começar a descrever esse livro a não ser dizendo que ele é incrível, maravilhoso, excepcional! Ele me conquistou do inicio ao fim, todos os personagens, todas as reviravoltas da trama, tudo.

Começamos a história conhecendo a princesa Arabella Celestine Idris Jezelia, primeira filha da Casa de Morrighan, também conhecida como Lia. Ela passou toda sua vida presa a tradições, obrigações e manipulações, mas ela chega ao seu limite quando se vê obrigada a se casar com um príncipe que nunca conheceu para que possa se formar uma aliança entre os dois reinos.

Um dia antes do casamento Lia decide fugir. Ela e sua melhor amiga Pauline partem de Civica com o objetivo de chegar a vila de Terravin, lugar onde Pauline foi criada. O que ela não esperava era ter dois jovens ao seu encalço: o belo príncipe com o qual ela deveria ter se casado e também um assassino de olhos misteriosos e gentis que foi enviado para matar ela.
Com Pauline ao meu lado, num ato repentino que nunca poderia ser desfeito, um ato que acabou com milhares de sonhos, mas fez nascer um, eu galopei para o abrigo da floresta e nunca olhei para trás. (...) Meu vestido voava atrás de mim, agora me casando com uma vida de incertezas, mas isso me assustava muito menos do que a vida que eu enfrentei. Essa vida era um sonho meu, um em que a minha própria imaginação era o meu limite. Era uma vida que eu mesma comandava.
Ao chegarem em Terravin, Lia se vê no paraíso. Ela agora trabalha servindo mesas em uma taverna e está complemente feliz porque pela primeira vez em sua vida ela está tomando suas próprias decisões, definindo seu próprio destino. Tudo que ela queria era alguém que a amasse pelo que ela realmente é, e não por ser uma princesa. Seu sonho finalmente pode começar a se tornar realidade quando em uma noite na taverna ela conhece Kaden e Rafe. Mas quem será que é o príncipe e quem é o assassino?

A Mary E. Pearson foi genial nesse quesito, pois em toda a primeira parte do livro conhecemos Kaden e Kafe pelo ponto de vista de Lia, e ao mesmo tempo conhecemos o assassino e o príncipe pelo seus próprios pontos de vista, sem nunca ter alguma prova definitiva de quem é quem. Mesmo com todas as suspeitas que temos, durante a leitura acontecem fatos que nos fazem mudar de ideia e questionar nossa opinião.

Apenas na segunda parte do livro descobrimos finalmente quem é o assassino e quem é o príncipe, e a partir daí Lia embarca numa série de aventuras indesejadas, dores e perdas. Ela nunca foi uma princesa mimada, muito pelo contrário, desde o princípio ela demonstrou ser uma jovem forte e determinada, disposta a fazer qualquer coisa para atingir seus objetivos. Mas a Lia que vemos no fim desse livro não é apenas forte, ela é implacável, ela emana poder. Ela foi transformada não porque assim desejou, mas porque era seu destino, porque ela não tinha escolha.
Eu olhei para frente pelo resto do caminho, nunca olhando para a direita ou para a esquerda. Não pensando na neve ou na minha casa. Apenas odiando a mim mesma por deixar eles verem minhas bochechas molhadas. Meu próprio pai nunca tinha me visto chorar.
The kiss of deception tem muitas semelhanças com o livro Trono de vidro. Príncipes, princesas, assassinos, magia, líderes tiranos... As duas personagens são muito fortes e guerreiras, mas ao contrário de Celaena, Lia é cheia de emoções e isso me conquistou ainda mais, pois me fez gostar dela desde o início do livro. Fora a escrita da Mary E. Pearson, que nos deixa o tempo todo curiosos pra saber o que vai acontecer em seguida. As paisagens também são de tirar o fôlego e não tem uma única coisa nesse livro que eu não tenha gostado.

Infelizmente os direitos deste livro ainda não foram adquiridos por nenhuma editora brasileira, então não temos previsão de lançamento aqui {Atualização: os direitos foram comprados pela DarkSide Books! Dá pra imaginar como vai ser linda a edição?!}. Já o segundo livro da série, que vai se chamar The heart of betrayal está previsto para ser lançado ainda esse ano nos Estados Unidos.

O nível do inglês não é tão fácil, pois a linguagem é um pouco arcaica, mas depois dos primeiros capítulos a gente acaba se acostumando e a leitura fica mais rápida. Então se você tem um nível de inglês legal, corre pra ler The kiss of deception, que é incrível e eu recomendo imensamente!

Beijos e boa leitura.

1 Comentário

  1. Parece uma história interessante com muitos pontos a serem trabalhados. Quero voltar a ler em inglês, mas já tenho tantos livros não lidos que se for ler em inglês vou demorar mair ainda aahahahahahah
    bjs

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.