Book challenge: one book a month

13 abril 2015
Já faz algum tempo que acompanho algumas booktubers inglesas e norte-americanas, principalmente abookutopia,  peruseproject e booksandquills. O que me deixa frustrada é que muitas vezes elas recomendam algum livro que ainda não foi lançado aqui no Brasil, ou elas já tem acesso a continuação de uma série que não saiu aqui ainda.

Eu fiz aproximadamente seis anos durante minha adolescência, mas já fazem uns quatro anos que estou parada. Isso significa que meu nível só diminui a cada dia que não entro em contato com a língua. Apesar de tentar sempre assistir as minhas séries sem legenda, não acho que seja suficiente.

Ler livros em inglês é uma ótima forma de melhorar o vocabulário e ainda por cima se manter informado sobre os últimos lançamentos no mundo literário antes mesmo deles estrearem no Brasil. Fora isso ainda existem outros benefícios dessa prática, como listados pela Stephanie no seu blog:
  1. O sentido original. Quando alguém traduz um livro, um pouco do sentido original do mesmo se perde. Como isso? A tradução, por melhor que ela seja, é nunca é feita pelo autor do livro. Palavras ambíguas, palavras sendo usadas fora do seu sentido comum podem ser trocadas, assim como frases podem ganhar um novo sentido em outro língua. No idioma original, você estará lendo a palavra direta do autor.
  2. Péssimas traduções. Eu sei que isso não acontece em 100% dos casos, mas ainda assim, acontece. Muitas traduções são mal feitas, deixando o livro pior do que deveria ser. Não desmereço o trabalho das editora, mas já li livros, que incluíram gírias e palavras locais, que não eram do texto original para ficar mais atrativo ao leitor brasileiro. O que aconteceu? Achei o livro ruim, porque o mesmo havia perdido o sentido verdadeiro.
  3. Cultura e a língua local. Alguns livros nos mostram a cultura de outros países (não é esse um dos objetivos dele? Viajar sem sair de casa). Na tradução, muitos desses aspectos são perdidos. Em alguns livros, em inglês, dá para perceber quando a pessoa é escocesa, inglesa ou australiana, pelas palavras e o vocabulário que usa (algumas vezes dá para imaginar o sotaque).
  4. Ler ajuda na fluência. Acho que esse é o ponto mais importante. Com a leitura, você está pensando e assimilando em outro idioma. Isso ajuda na escrita, na construção de vocabulário, na fala e muitos outros campos. Você se treina para pensar mais rápido sem ter que pensar em português para fazer a tradução.
  5. Confiança. Você percebe que ler é mais fácil do que você pensa. Isso se torna um hábito e aos poucos, a dificuldade do livro não influencia na leitura. Já imaginou não ter a barreira da língua para ler livros? É extremamente gratificante ver que estamos lendo o texto original e entendendo sem dificuldades!
Com todas essas vantagens de se ler em inglês eu decidi participar do desafio book challenge: one book a month de ler pelo menos um livro em inglês por mês. Já tenho muitos livros na minha listinha, alguns dos que estou mais ansiosa para ler são estes:

The kiss of deception 
Numa sociedade cheia de tradições, a vida da princesa Lia segue um curso predeterminado. Como primeira filha, Lia deverá ter o dom reverenciado da visão – coisa que ela não possui -, e ela sabe que seus pais estão cometendo uma fraude quando organizam seu casamento para garantir uma aliança com um reino vizinho – um casamento com um príncipe que nunca se tem por satisfeito.
Na manhã de seu casamento, Lia foge para um vilarejo distante. Ela se instala em uma nova vida cheia de esperanças… Até que dois estranhos misteriosos e belos chegam onde ela está; Lia não faz ideia de que um é o príncipe abandonado e o outro um assassino enviado para matá-la. Com a decepção e os enganos à sua volta, e Lia se encontra à beira de desvendar segredos perigosos — mesmo que ela se apaixone.

Previsão de lançamento no
Brasil: até julho de 2015.
Red queen
O mundo de Mare Barrow é dividido por sangue - tanto por vermelho quanto prateado. Mare e sua família são os Vermelhos, destinados a servir a elite Prateada que com suas habilidades sobrenaturais tornam-os algo próximo a deuses. Mare faz o que pode para ajudar sua família a sobreviver, mas quando seu melhor amigo é recrutado para o exército, ela fará tudo para conseguir sua liberdade… Abalando sua lealdade para o reino e frente ao rei e seus nobres, elas descobre habilidades superhumanas que ela não sabia possuir. Exceto… que seu sangue é Vermelho.
Para esconder essa impossibilidade, o rei a força a fingir ser uma perdida princesa Prateada e a une com um de seus próprios filhos. Enquanto Mare é sugada para o Mundo Prateado, ela arrisca sua nova posição para ajudar a Guarda Escarlate - lideres de uma rebelião Vermelha. Suas ações a colocam em uma mortal e violenta dança, colocando príncipe contra príncipe e Mare contra seu próprio coração.


Dorothy must die 
Eu não pedi por nada disso. Eu não pedi para ser uma heroína. Mas quando a sua vida é levada por um tornado - levando você junto - você não tem muita escolha, sabe? Claro, eu li os livros. Eu vi os filmes. Eu conheço a música sobre o arco-íris e os pássaros azuis. Mas eu nunca esperava que OZ fosse assim. Um lugar aonde Bruxas Boas não são confiáveis, e as Bruxas Más talvez sejam as mocinhas, e os macacos voadores podem ser executados por seus atos de rebelião. Ainda tem a estrada de tijolos amarelos - mas até isso está caindo aos pedaços. O que aconteceu? Dorothy. Eles dizem que ela encontrou um jeito de voltar a OZ. Eles dizem que ela tomou o poder e o poder lhe subiu a cabeça. E agora ninguém está a salvo. Meu nome é Amy Gumm - e eu sou a outra garota de Kansas. Eu fui recrutada pela Ordem Revolucionária das Malvadas. Eu fui treinada para lutar. E eu tenho uma missão: remover o coração do homem de lata, roubar o cérebro do espantalho, tomar a coragem do leão. E depois - a Dorothy deve morrer.

Previsão de lançamento no 
Brasil: até julho de 2015.
Obsidian
Começar de novo é uma porcaria. Quando nos mudamos para West Virginia antes do último ano de curso, eu tinha me resignado ao sotaque engraçado, ter conexão de internet ruim e me cansar da vida monótona... Até que eu vi meu vizinho sexy, tão alto e com esses impressionantes olhos verdes. As coisas pareciam estar melhorando.
E então ele abriu a boca. Daemon é insuportável e arrogante. Nós não nos damos bem. Nada, nada bem mesmo. Mas quando um estranho me atacou e Daemon congelou o tempo, literalmente, com um movimento de sua mão, bem, algo inesperado aconteceu.
O alienígena sexy que vive do outro lado da rua me marcou. Sim, você ouviu direito. Alien. Acontece que Daemon e sua irmã têm uma galáxia cheia de inimigos que querem roubar suas habilidades, e o toque de Daemon fez com que eu brilhasse como um daqueles sinais luminosos em Las Vegas. A única maneira de sair dessa viva é ficar colada a Daemon até que minha "luz" extraterrestre se apague. Isso se eu não matar a ele antes, claro.
O que decidi ler esse mês foi The kiss of deception, de Mary E. Pearson, que consegui baixar em e-book. Também ganhei de presente Red queen, que foi comprado no site do submarino, e estou esperando chegar. E vocês, também tem vontade de ler em inglês?

Confiram o blog da Stephanie, o avecsnow, lá tem muitas resenhas de livros em inglês, fora dicas de onde comprar e como começar a ler em inglês, já virei fã. Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.