[Aperta a tecla] Sobre criatividade + Dica de leitura para escritores

13 janeiro 2016
É com muito pesar que venho informar a vocês que tenho falhado miseravelmente na minha meta de escrita, maaaaas sou brasileira e não desisto nunca, hahaha. Mas hoje vim trazer um pouco de inspiração para meus queridos(as) aspirantes a escritores(as), e quem sabe eu também não fico inspirada, não é mesmo?

Vocês já pararam para pensar que nada é completamente original? Existe tanta coisa que já foi escrita no mundo que se torna quase impossível ser autenticamente inovador. Então o que podemos fazer para sermos criativos e diferenciar nossos trabalhos de tudo que já está pelo mercado?


Em primeiro lugar você precisa conhecer amplamente o seu material de trabalho, então se quer ser escritor, LEIA! Leia muito, leia de tudo um pouco, saia da sua zona de conforto, busque na criatividade e na originalidade alheia a sua própria. Além do mais, como você pode saber como ser diferente se você não souber o que é comum?

Se você tem uma ideia procure referências, outros livros que tratem daquele tema, ou que sejam direcionados ao mesmo público alvo que o seu. Veja o que os outros escritores andam fazendo de certo e o que andam fazendo de errado. Leiam críticas, se autoanalisem e busquem onde podem melhorar.


E tem mais, não esperem até a criatividade chegar para poder começar, simplesmente comecem! Sua produção inicial provavelmente vai ser sofrível, mas é errando que se aprende, e praticando que se torna um bom escritor.

Eu sinceramente tenho sentido bastante dificuldade de retomar meu livro depois que precisei dar uma parada para estudar para as provas, e sei que quando voltar as coisas vão fluir novamente, mas o que falta então? 


Vamos sentar a bunda na cadeira e escrever, gente! Vamos desligar o wifi, fechar o livro que estamos lendo, se necessário vamos até nos isolar do mundo. Mas vamos fazer uma forcinha que dá certo! E já chega, chega de falar, vamos agir.

Por fim, quero dar uma dica de leitura para vocês, o livro Roube como um artista, de Austin Kleon, trás 10 dicas sobre a criatividade e eu simplesmente adorei! É um bom lugar para começar, mas não se esqueçam: COMECEM!

3 comentários

  1. Já vi esse livro na vitrine, mas na hora achei que era estilo destrua seu diário, e então acabei deixando para lá.
    Mas acredito que ele será muito válido, já que ás vezes tenho longos bloqueios criativos.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ma!!!

    Ótimo 2016 pra vc!!! Muitas leituras e muitas escritas!!! Tenho novidades! Sou colunista do jornal aqui da minha região, quando puder vai lá ver a edição de dezembro? http://www.linguaeliteratura.com.br/2015/12/um-natal-bem-brasileiro.html Seu comentário é importante pra mim! Logo sai o de Janeiro!
    Adorei a dica do livro! Parece bem rápido de ler!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina, tudo bem contigo ???
    Flor, seu texto não poderia ter aparecido em melhor hora !!! Estou passando por tantas coisas no início desse ano que estava precisando de uma boa dose de inspiração, de um empurrãozinho sabe ?!
    Com tanta coisa acontecendo, e com outras que me deixaram bastante desanimada e esgotada, eu precisava me lembrar que não posso deixar isso me abater, poxa, tem tanta coisa legal por aí, tantas inspirações, tantas ideias, nós precisamos mesmo começar por algum lugar.
    Agora já estou mais animada, vou aproveitar isso e vou começar alguns projetos que estava preparando para esse novo ano !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.