[Resenha] Uma chama entre as cinzas, de Sabaa Tahir

14 janeiro 2016
Páginas: 432
Lançamento: 2015
Editora: Verus
Classificação: 
Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
Já tinha visto esse livro e lido sua sinopse muito antes de ser lançado no Brasil, mas esse foi um daqueles que não chamou minha atenção por si só, mas pelas opiniões das pessoas que já tinham lido. Foram tantos comentários positivos que precisei conferir por mim mesma, e fico feliz em dizer que ele não desapontou.


Depois que o irmão de Laia é levado pelos Marciais e seus avós brutalmente assassinados na sua frente, ela se vê perdida, angustiada por ter simplesmente fugido ao invés de tentar ajudar sua família. Em meio a sua culpa ela decide procurar a ajuda dos rebeldes para libertar seu irmão, mas em troca ela precisaria se infiltrar na academia militar do Império como escrava para agir como espiã para eles.
— Só fale com a comandante se ela falar com você. Não a olhe nos olhos. Ela açoitou escravos por menos que isso. Quando ela lhe passar uma tarefa, faça rapidamente e direito. Ela vai desfigurá-la nas primeiras semanas, mas você vai agradecer por isso. Se a cicatriz for ruim o suficiente, isso evitará que os estudantes mais velhos estuprem você com tanta frequência.
É em meio a brutalidade do lugar que Laia acaba conhecendo Elias, um brilhante soldado, melhor de sua turma, mas com um grande desejo no coração de fujir daquela vida e daquele lugar. Aos poucos eles começam a perceber o quanto seus destinos estão interligados.


O livro é narrado pelo ponto de vista dos dois, o que permite ver o ódio que ambos tem do Império por pontos de vista completamente diferentes, e claro, também o modo como veem um ao outro. Adoro esse tipo de narração, já que ela permite que o leitor se aproxime ainda mais da história e entenda melhor os personagens.
Enquanto ela sustenta meu olhar, percebo uma rebeldia em sua expressão e, por um segundo, vejo meu próprio desejo de liberdade espelhado e intensificado em seus olhos. É algo que jamais detectei nos olhos de um colega de academia, muito menos em uma escrava erudita. Por um estranho momento, eu me sinto menos sozinho.
Achei interessante que o romance não é foco principal deste livro, mas mesmo assim foi muito bem trabalhado. O conflito de emoções e sentimentos entre os personagens é constante, e ficamos até o fim nos questionando aonde isso vai parar.


Adoro livros que se passam em um universo completamente diferente do nosso, e o mundo construído por Sabaa Tahir me encantou. Em meio a selvageria e brutalidade eu consegui enxergar a beleza, os sonhos e as esperanças dos personagens.
— O medo pode ser bom Laia. Pode te manter viva. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração.
Outro ponto extremamente importante para mim foi ver como Laia cresceu. Adoro quando os personagens superam seus medos e suas dificuldades, quando a dor e medo os torna mais fortes, e foi isso que vi em Laia.


Só me resta dizer que adorei a leitura, e fiquei muuuito chateada que o livro tenha acabado como acabou. Preciso da continuação urgentemente!
— Você é cheia, Laia. Cheia de vidas e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino. 

2 comentários

  1. Olá! Caramba estou vendo tantas resenhas e opiniões positivas sobre esse livro que estou começando a ficar com raiva de mim por não ter comprado ainda. E que bom que ele não te decepcionou, porque eu realmente espero que ele honre o primeiro lugar da minha lista de compras kkk. Adorei a resenha, cativante.
    Beijos

    www.euvoceeoslivros.com
    @euvoceeoslivros

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, tudo bem contigo ???
    Assim como você, já tinha ouvido falar nesse livro bem antes do mesmo ter sido lançado aqui no Brasil, para falar a verdade, nem sabia que ele já havia sido lançado por aqui, rsrsrss. Os comentários foram tão positivos que eu fiquei super curiosa para conhecer a história, e fiquei super feliz por ver a resenha dele aqui no Na Estrada da Fantasia !!!
    Adorei tudo o que você disse sobre o livro, e gostei de saber que a história não foca totalmente no romance, sempre tenho a sensação de que quando livros como esse pendem muito para o lado romance a história se perde e o livro fica massante.
    Nem preciso dizer que já adicionei o título na minha listinha né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.