[Aperta a tecla] Apresentação e entrevista com a autora Ligia Ortiz, nova parceira do blog!

04 dezembro 2015
Mais uma parceria! Vocês conseguem me ver fazendo minha dancinha comemorativa? hahaha. Estou extremamente feliz em ver o crescimento do blog, os comentários positivos de vocês, e claro, a oportunidade de divulgar o melhor da literatura nacional. Então sem mais enrolação, é com grande prazer que apresento a vocês a nossa nova parceira, a Ligia Ortiz!
Ligia Ortiz nasceu na capital de São Paulo em 1981. Inquieta por natureza, cursou Publicidade e Propaganda e atuou em agências conceituadas onde trabalhou com grandes clientes. Encontrou na escrita uma forma de aplicar seu instinto criativo. Além de escrever, ama ler e, principalmente, estar com a família. Atualmente reside em Jundiaí com seu marido e filho. Nas Proximidades do Amor é seu primeiro romance.
Para mais informações: www.ligiaortiz.com.br

Como já está virando costume por aqui, aproveitei para pedir uma entrevista a ela, e a Lígia foi super simpática ao responder as dúvidas que qualquer novo escritor poderia ter. Então se você também tem esse sonho de escrever e publicar seu livro, não deixe de conferir!

Quando surgiu o desejo de começar a escrever um livro? Você sempre teve vontade de ser escritora?
O desejo surgiu ao concluir a leitura de um livro. Sempre gostei muito de ler e sempre tive prazer com isso, então pensei: e se eu escrevesse um? A ideia da história veio rapidamente em minha cabeça e não consegui sossegar até botar tudo no Word.

De onde você tira as ideias para suas histórias? Já se baseou em algum fato real ou alguém que conhece para escrever algo?
Tudo da minha cabeça, rsrs. Ainda não coloquei algo que tenha de fato acontecido em minhas histórias.

Quanto tempo você levou para escrever Nas proximidades do amor? Em algum momento pensou em desistir ou passou por bloqueios na escrita? Como fez para superar?
No total levou um ano. Ah... os bloqueios. Sim, eles existem! Vou falar que às vezes é difícil, mas sabe o que mais funciona para desbloquear? Escrever. Procuro escrever sobre outro assunto, geralmente me ajuda e retorno ao livro com novas ideias.

Você impõe metas para si mesma quando está escrevendo? Encara isso como uma obrigação diária ou escreve quando tem vontade?
Ah, com certeza. Procuro escrever todos os dias. Acredito que manter este compromisso comigo mesma faz com que eu fique melhor e as palavras parecem aparecer com maior facilidade.

Como é seu processo de escrita? Faz algum roteiro ou deixa fluir espontaneamente?
Faço um roteiro / esboço do que terá em cada capítulo e, então, começo a desenvolver o texto e depois reviso. Pelo menos na maioria das vezes é assim. Claro que há aquele momento de inspiração repentino e, quando isso acontece, respeito e dou vazão ao ritmo criativo.

Qual a parte mais difícil: escrever, editar ou publicar?
Quem pensou em “publicar” ganhou, rsrs. Eu incluiria também um outro item nessa lista: o marketing. É de extrema importância e, acredito eu, o que de fato faz o seu livro vender. Não adianta ter o livro publicado se ele não chega até as pessoas. É um trabalho árduo que demanda muito tempo, mas que se feito da forma adequada, trará os resultados desejados.

Temos ouvido bastante que o mercado editorial brasileiro é muito difícil, como foi o processo de encontrar a editora certa para você?
Realmente é. Primeiramente, lancei o Nas Proximidades do Amor na Amazon. Depois de ter um feedback sobre a aceitação do livro no mercado fui procurar editoras tradicionais. Recebi uma resposta da Novo Século e cá estou eu, rsrs.

Que meios de divulgação você tem usado para seu livro? Qual deu mais certo?
O que mais uso é a internet. Faço também parcerias com algumas livrarias, o que também ajuda. Infelizmente não há uma fórmula mágica, acredito que o importante é ter um bom trabalho e atuar constantemente na divulgação. Porém no geral, o que dá mais retorno, embora seja demorado, é o boca-a-boca.

Que dicas você daria para aqueles que também sonham em um dia se tornar escritores?
Escrevam! Parece óbvio, mas muita gente fica na vontade e esquece de pôr em prática. O medo de errar e de não dar certo geralmente é o grande impeditivo das pessoas não levarem os sonhos adiante. Você pode errar? É claro, no entanto todo mundo erra. O negócio é procurar acertar, e só se acerta tentando.

Você já passou por algum momento que te fez pensar que todo seu esforço valeu a pena? Qual foi esse momento e o que te motiva a continuar escrevendo?
Sim, e felizmente mais de uma vez. Quando alguém lê e gosta do meu livro me sinto mais que realizada. É uma sensação única, não sei como explicar em palavras. É Indescritível. Isso me faz ir além, superar a mim mesma e querer melhorar. Amo muito!

Nas Proximidades do Amor
VOL. #01 DA SÉRIE PREDESTINADOS | EDITORA NOVO SÉCULO
Sabe aquele gostinho de quero mais? É isso que você vai sentir ao terminar de ler Nas Proximidades do Amor. Nalu Alcântara Hanz, uma jovem e atraente publicitária, faz de tudo para preservar seus sentimentos após ter sido traída pelo noivo. Passado o período turbulento, ela encontra em Caio uma ilha segura e mantém seu coração afastado de qualquer possibilidade de ser quebrado novamente. Numa jogada do destino, sua vida esbarra com a de Alec e, a partir desse momento uma bagunça deliciosa acontece balançando suas estruturas e questionando suas regras. Alec está determinado a ficar com Nalu, que só recua de suas aproximações. Contudo não se foge da verdade por muito tempo, ela sempre aparece.
O que fazer quando suas crenças são postas à prova?

A Ligia já me mandou seu livro e eu estou aqui na ansiedade para recebê-lo logo! Estou adorando conhecer mais obras nacionais. E vocês, já leram ou já tinham ouvido falar? Eu particularmente adorei a entrevista!

5 comentários

  1. Ahhhhhhh, que ótima entrevista!!! <3 <3

    Parabéns pela nova parceria, Mari. Fico feliz em ver o crescimento do blog. E esse livro, a capa me lembrou a do A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, haha.

    Gostei bastante!

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parabéns pela parceria! A autora me pareceu bem simpática e competente.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainnn sou suspeita em falar da Ligia, ela é uma querida e me concedeu a honra de aparecer no livro dela com meu comentário. Recomendo a leitura e espero que amem assim como eu amei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria!
    A autora pareceu ser muito legal e simpática e eu já vi comentários positivos sobre o livro :)
    Estou seguindo e adorando seu cantinho <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Ma!!!!
    Bjks!
    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.