[Resenha] O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman

02 dezembro 2015
Páginas: 208
Lançamento: 2013
Editora: Intrínseca
Classificação:    Favoritado!
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
Não vou negar que essa capa e esse título chamaram minha atenção desde a primeira vez que coloquei os olhos em O oceano no fim do caminho, mas como a sinopse não despertou muito meu interesse ele acabou ficando de lado. Só depois de ver várias recomendações do livro, e de ler alguns textos do Neil Gaiman pela internet, é que fui ficando cada vez mais curiosa e decidi iniciar a leitura.


No começo eu não estava muito empolgada, a história começa com um homem que vai para um funeral na cidade em que morou quando era criança e aproveita para visitar o lugar onde cresceu. Ele acaba indo parar na casa de uma antiga vizinha, e quando senta na frente de seu lago lembranças sombrias de sua infância voltam com toda força.
As lembranças estavam à espreita nos arredores das coisas, acenando para mim. Se você me dissesse que eu tinha novamente sete anos, por um breve instante eu quase poderia acreditar.
À princípio não vi nada interessante acontecendo na história e achei que fosse me decepcionar com a leitura, mas quando as coisas realmente começaram a acontecer eu fiquei extremamente surpresa com a criatividade do Neil Gaiman e sua habilidade de prender o leitor. Leia-se: WTF, Neil Gaiman?!


Passei a maior parte da leitura questionando a sanidade mental do autor e cheguei a conclusão que ele não é apenas louco (e digo isso como um elogio), mas também genial! O Neil Gaiman não usa qualquer referência à fantasias que eu já tenha ouvido falar, criando um universo completamente único em minha imaginação.
— Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas do que isso. É assim com todo mundo.
Não quero dar a vocês nenhum detalhe sobre a história, pois o que mais gostei foi ter me surpreendido tanto com o que li, mas o que gostaria de dizer é que o livro é simplesmente incrível. A narrativa é excelente e fez com que eu sentisse tudo, como se a história fizesse parte mim. Não cheguei a ficar com medo, mas essa história definitivamente tirou minha cabeça do lugar.


Queria muito ter algo a mais para dizer, mas alguns livros são tão bons que acabam me deixando sem palavras e esse foi o melhor que consegui fazer. Saibam apenas que ele foi um dos melhores livros que li no ano que já virei fã de carteirinha do autor. Já estou planejando qual será o próximo livro dele que vou ler e aceito sugestões, alguém já leu?

12 comentários

  1. Uou ! Que resenha ! É muito bom quando alguns livros nos deixam sem palavras, sei bem o que é isso.
    Recentemente li "Mentirosos" da E. Lockhart, e confesso que terminei o livro de boca a aberta sem saber que palavras usar para expressar o que estava sentindo.
    Me interessei bastante por "O Oceano no Fim do Caminho", parece ser bem interessante.
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, eu também fiquei de boca aberta quando acabei Mentirosos! Hahahah
      Acho que você iria gostar de O Oceano no Fim do Caminho :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Esse livro é simplesmente maravilhoso, depois de terminá-lo passei dias com a história na cabeça, Neil Gaiman é realmente genial.

    Beijos,
    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando li o livro, admito não ter gostado tanto, achei confuso e não entendia nada. Mas acho que li numa época não muito boa (tinha uns 16 anos). Acho que vou dar uma segunda chance para ele, e lê-lo com uma mente mais aberta.
    Ótima resenha, e lindo o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, ele poder ser um pouco confuso sim, mas eu particularmente adoro isso! Quem sabe se você ler de novo não acabe com outra opinião? :)

      Excluir
  4. Oi, Mari!

    Ain, este livro está na minha wish *-*
    Quero muito ler! E sua indicação me deu ainda mais certeza que vou gostar!
    Gaiman é Gaiman, ele é divo, ele é top! Realmente, tem livros que não dá pra rotular ou descrever, só sentir <3

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livy! Acho que você vai adorar ele! Já virei fã do Neil Gaiman, mal posso esperar para ler outros livros dele! Beijos ;*

      Excluir
  5. Gente é a segunda resenha que vejo sobre esse livro hoje, e minha vontade só aumenta.
    Sua resenha ficou ótima, e até com mais detalhes do que a anterior que li, e sobre suas fotos que delicadeza, uma graça parabéns.
    Hoje é dia de resenha lá no blog também ficaria feliz com sua visita.
    Um beijo
    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Camila! Adorei seu blog *-*
      Beijão!

      Excluir
  6. Cara eu quero muuuito ler algo desse autor!
    Os livros dele parecem ser muito bons!
    Ainda vou comprar ou esse ou O Mistério da Estrela.
    Lindas fotos e linda resenha!

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rai!
      Estou louca para ler outros livros dele, me indicaram O mistério da estrela *-*

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.