[Aperta a tecla] Apresentação e entrevista com a autora Ana Lemos, nova parceira do blog!

19 novembro 2015
Bom dia, queridos leitores! Tem coisa melhor que fechar parceria com autores brasileiros e ter a oportunidade de descobrir o melhor que a literatura nacional tem a oferecer? Não tem, né? 

Hoje vim apresentar a vocês a nossa nova parceira, a autora Ana Lemos! Confiram a entrevista exclusiva que ela nos deu falando um pouquinho como foi o processo de escrita e publicação do seu primeiro livro, Sempre foi você.

 
Ana Lúcia de Lemos Nora (Ana Lemos) nasceu na cidade gaúcha de Caxias do Sul, em 1968, onde vive até hoje. Desde criança sempre foi viciada em leitura, prática esta que se estendeu pela sua vida adulta, já que escolheu o Direito como seu curso de graduação, onde a leitura e a exposição de teses é muito exigida. Após formada, foi aprovada em concurso público, tendo exercido cargo de assessora de Juiz de Direito por mais de 17 anos. Ana acredita que essa prática na leitura e elaboração de pareceres foi essencial para sua facilidade em descrever pessoas e situações do cotidiano. É casada com Paulo Renato e mãe de dois filhos, Guilherme e Fernanda. Suas maiores paixões são os amigos, livros, músicas e viagens, além de sua Golden Retriever, Monalisa. Com a maturidade e o amor à leitura, surgiu o desejo de escrever, iniciando com “Sempre Foi Você” sua primeira trilogia romântica “Amores Traçados” que, apesar de tratar-se de uma trilogia, são livros independentes, com foco em casais de personagens diversos, embora todos os personagens sempre estarão na história de uma forma ou outra.
Você sempre foi apaixonada pela leitura, mas como foi que surgiu a vontade de escrever um livro?
A vontade de escrever um livro veio aos poucos, cada vez que terminava uma leitura e gostaria de um final diferente, ou então de saber mais do desenvolver da vida desses personagens. Assim, com o incentivo de uma amiga, resolvi me arriscar e comecei a publicar o primeiro livro no wattpad, no início de 2014.

Como consegue conciliar sua carreira na área jurídica com a escrita? Tem horários específicos para escrever ou metas diárias?
É meio complicado, pois tem épocas que simplesmente não consigo escrever durante a semana. Mas, normalmente eu escrevo à noite e aos finais de semana, sem metas e sem cobranças, porque escrever depende de inspiração e da energia certa e, por esse motivo não fico me impondo metas muito rígidas.

Quanto tempo demorou para escrever Sempre foi você? Em algum momento teve bloqueios ou pensou em desistir? Como fez para superar?
Sempre Foi Você foi uma exceção, porque estava num ritmo alucinante gerado pela alegria de estar escrevendo o primeiro livro e precisava postar toda a noite para os leitores e receber o feedback de cada capítulo. Foi louco, mas muito bom ver a repercussão do que eu acreditava que não conseguiria fazer. Tive um bloqueio no segundo livro, gerado pela ansiedade de ver o primeiro sendo publicado como livro físico. Fiquei alguns meses babando o primeiro filho, para depois poder voltar a atenção ao segundo.

Tem alguma técnica para escrever seus livros? Faz algum roteiro, planeja a história toda com antecedência ou simplesmente senta na cadeira e deixa a criatividade fluir?
Não tenho técnica específica, normalmente tenho uma ideia geral e vou desenvolvendo os detalhes quando sento e começo a escrever. Meu único ritual é ter música sempre que estou escrevendo.

Você teve dificuldade para escrever alguma cena do seu livro? Já imaginou algo de um jeito e na hora de escrever saiu de outro?
Eu gosto de erotismo na dose certa, sem exagero, então essas são as cenas que mais me preocupo em descrever. Porém depois de escrita, dificilmente troco alguma coisa de lugar.

Qual foi a parte mais difícil: escrever, editar ou publicar?
Não houve parte difícil, porque escrever foi uma delícia e, logo que terminei o livro no wattpad já tinha proposta de três editoras para publicar, então foi só escolher quem se encaixava no meu perfil e expetativas e fechar o contrato.

Que dicas você daria para quem está começando a escrever agora? Como ter determinação e força de vontade para encarar o mercado editorial?
Minha principal dica é provar da experiência de postar em uma plataforma on line gratuita, para saber qual a repercussão de seu trabalho junto aos leitores. A determinação e o foco são determinantes para alguém como eu, que nunca havia entrado nesse mundo. Tudo é novo e meio complicado, mas possível de ser concretizado.

Você tem leitores beta? Como faz para conciliar seus desejos sobre o rumo da história com o do editor e dos leitores?
Não tenho leitor beta, mas troco ideias com algumas(poucas) pessoas de minha confiança e que sabem e compartilham do meu gosto pelo estilo de leitura. A partir do segundo livro, ganhei confiança na minha forma de escrever e tenho total liberdade para escrever aquilo que gosto.

Que táticas usou para divulgar seu livro? O que deu mais resultado?
A maior e maior divulgação do livro foi feita pela fanpage, onde tenho mais de 40.000 seguidores. Também divulgo os fatos mais importantes no blog e no Instagram.

Acho que qualquer escritor passa por várias dificuldade no início de sua carreira, mas existe um momento em que vemos que nosso esforço valeu a pena. Qual foi esse momento para você e o que te motiva a continuar escrevendo?
Quando autografei o primeiro livro, o sentimento era o da realização de um sonho, porque quando comecei a escrever jamais imaginava conseguir publicar meu livro no mesmo ano, através de uma editora como a Novo Século. Um ano depois, estou lançando o segundo livro pela Pandorga, mais feliz e realizada do que no início. Sou uma pessoa abençoada pelo reconhecimento e carinho dos meus leitores e das pessoas com quem trabalho.

Conheça e se encante com o primeiro livro da trilogia romântica Amores Traçados

Quando a brasileira Lucy Somel passou a morar em Nova York ela tinha apenas uma meta: concluir a faculdade de direito e trabalhar ao lado de sua grande amiga Anna. O amor parece não caber em seu projeto de vida, considerando os poucos breves e decepcionantes relacionamentos.
No entanto, esta linda e inteligente mulher será surpreendida por uma “forcinha do destino” ao conhecer seu orientador para o trabalho de conclusão do curso. Marco Salvatore é uma lenda dos tribunais, talento que lhe garantiu a fama de ser um dos melhores advogados da cidade, porém, relacionamentos amorosos também não estão em seus planos.
O desejo entre os dois é imediato, mas será o suficiente para fazer marco mudar de ideia e iniciar um relacionamento duradouro? Ou fazer Lucy acreditar que pode viver um grande amor?
---------------------------------------------x---------------------------------------------

Ps¹.: Aiin gente, o que mais gosto dessas entrevistas é que conseguimos entender que cada autor passa por um processo completamente único, tanto na escrita, quanto na jornada da publicação de seus livros! Isso me estimula muito a não desistir de escrever, mesmo que as dificuldades do mercado editorial no Brasil.

Ps².: Já recebi, já li, e estou louca de ansiedade para fazer a resenha de Sempre foi você! Me surpreendi muito positivamente com esse livro, a leitura dele foi uma delícia (hahah, em todos os sentidos)! Muito fluída e gostosa, já adianto que ganhou cinco estrelas. 

3 comentários

  1. Oii!
    Quando eu vi a foto e o nome da autora eu pensei ter visto ela em algum outro lugar.
    Depois que vi a capa do livro é que lembrei mesmo dela.
    Já a conhecia de resenhas nos blogs que visito e sempre vejo que o livro está sendo bem recebido!
    Parabéns pela parceria!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Parabéns pela parceria e pela entrevista!
    Eu adoro conhecer mais sobre o processo criativo dos autores. Um dia eu chego lá. <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina, tudo bem contigo ???
    Parabéns, parabéns, parabéns flor !!! Fiquei super feliz com a novidade, é tão bom ver blogs de pessoas queridas crescendo, fechando parcerias e crescendo, fico muito feliz por ti !!!
    Gostei muito da entrevista, adorei as perguntas que você fez para a autora, ela parece ser uma pessoa muito querida !!!
    Também fiquei super ansiosa para ler sua resenha, quando vi o seu comentário ali no final da postagem quase tive um treco, quero muito saber mais do livro !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.