[Dicas de filmes] Perdido em marte

22 outubro 2015
Se tem um gênero que gosto é aquele em que todas as chances de sobrevivência estão contra o nosso protagonista. Falou em catástrofes naturais e/ou exploração espacial eu já tô dentro! Por incrível que pareça, nunca li um livro desse gênero (acho que apocalipse zumbi não conta, né?), mas adoro os filmes.


Quando soube de Perdido em Marte já fiquei empolgada para assistir, gosto muito do trabalho desse ator (é, eu tô vendo ali em cima que o nome dele é Matt Damon, mas nuca decoro nomes de atores, tenho problemas com isso, haha), e ele foi excelente nesse filme!

A história se passa em Marte (dã), quando durante uma expedição de exploração, os astronautas precisam deixar o planeta às presas por causa de uma tempestade. Durante essa tempestade, Mark Watney é atingido por uma antena de comunicação e acaba sendo deixado para trás pelo restante da tripulação da nave que supõe que ele morreu.

Agora Mark está sozinho nessa planeta inóspito, a 225 milhões de quilômetros da terra, e precisa arranjar uma forma de continuar vivo até que, quem sabe, possa ser resgatado quando uma nova missão chegar a Marte.


Seu principal problema é a falta de suprimentos para sobreviver durante todo o tempo que precisaria ficar no planeta, mas como Mark é botânico, ele acaba arranjando uma forma engenhosa e nada agradável de manter seu abastecimento de comida.

Como se pode imaginar, o ambiente no qual o Mark se encontra acaba gerando situações de muita tensão, o drama do filme é tão palpável que muitas vezes fiquei agoniada no cinema, pensando "Como uma M#$%@ dessa pode ter acontecido?!", mas um ponto que me agradou bastaaante nesse filme é a personalidade e o otimismo do nosso personagem.

Mesmo enfrentando situações de muito estresse e perdendo a cabeça algumas vezes, o Mark tentou encarar a situação como todo bom humor que poderia ter, sempre procurando formar de sobreviver ao que estava acontecendo, mesmo que as chances parecessem minúsculas.


Só teve uma coisinha nesse filme que eu não achei muito realista, que foi a cooperação entre os governos e a bondade das pessoas (acho que numa situação real simplesmente deixariam o cara lá para morrer. Sim, não tenho altas expectativas quanto ao altruísmo humano...), mas tirando isso achei o filme incrivelmente realista, sem comprometer o nível de compreensão para nós, o povão que não entende bulhufas da linguagem científica.

Gente, eu não sou nenhuma crítica de cinema nem nada do tipo, então basicamente tudo que queria dizer a vocês é que gostei muito desse filme e recomendo a visita ao cinema antes que ele saia da programação! Ah, e eu assisti ele em 3D, e acho que foi um dos filmes que melhor aproveitaram essa tecnologia, utilizando efeitos muito legais!

Alguém por aqui já leu o livro ou assistiu o filme? Deixem suas opiniões nos comentários, beijos!

11 comentários

  1. Quero muito assistir à esse filme, a premissa dele é muito boa.
    - beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem ???
    Ainda não tive a chance de assistir ao filme, mas já li o livro e ele é PERFEITO !!! Me apaixonei pela história, pelo Mark que é um personagem maravilhoso, e por toda a aventura dele, as coisas que ele teve de elaborar e pensar, sem falar da batatas !!! *-*
    Como aqui na minha cidade não têm cinema (ainda) eu não tenho como assistir ao filme, mas assim que sair na internet vou tentar assistir, estou esperando por esse filme faz muito tempo e nada vai me impedir de assisti-lo !!!
    Flor, com relação a cooperação de vários governos e da população em geral. Isso é uma coisa bem bonitinha que o autor passou no livro. Para o final da história ela deixa uma mensagem bem bonita sobre o comportamento humano, destaca algo que acontece, embora talvez não em grandes proporções, mas acontece e é maravilhoso !!! Admito que chorei um tico quando vi a mensagem do autor no finalzinho !!!
    Não sei como isso foi explorado no filme, mas no livro ficou bem interessante.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou do livro! Também achei muito bonitinho a cooperação entre os governos e a comoção da população, fiquei com os olhos cheios d'água no fim. Acho legal como alguns autores querem mostrar esse lado da humanidade, e eu sei que existe sim, mas tem tanta maldade também no mundo, e egoísmo, que não sei se consigo acreditar que numa situação real realmente existiria essa cooperação. De qualquer forma gostei muito! Fiquei curiosa para ler o livro também :)

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Quero muito ver esse filme, espero conseguir ver no cinema :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii...

    Quero muito ver o filme, mas pretendo ler o livro primeiro. Vou tentar ler ainda esse mês! Mais tô numa correria danada.

    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ADOREI esse filme. Já tinha ouvido muitas pessoas falarem bem do livro, mas ficava meio receosa de ler, achando que a linguagem muito técnica me deixaria um pouco cansada. Mas depois que eu gostei tanto do filme, imagino que se o livro conseguir misturar essa mesma pegada tensão e bom humor, ele com certeza vai ser uma boa leitura. Quero muito ver o filme de novo e dar uma chance ao livro.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou pensando em dar uma chance ao livro, Bia!
      Tenho escutado as pessoas falando muito bem dele :)

      Excluir
  6. Tive a oportunidade de assistir Perdido em Marte, filme que me surpreendeu muito. Vendo o trailer, já imaginava que o filme seria semelhante ao 127 Horas, porém Perdido em Marte é muito melhor, já que Mark tem mais recursos de sobrevivência.

    Sugestões de Livros
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti, mas quero muuuuuuuuuuito!!
    Gostei do seu blog *.*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é muuuito daora. Teve a dose certa de humor, ação, e aquela expectativa se ele vai ou não conseguir sobreviver.
    Muuito bom a atuação do Matt Damon!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse filme, <3 principalmente o bom humor do personagem principal.
    Concordo com vc, cooperação entre governos para ajudar uma vida, acho mto dificil isso acontecer na vida real.

    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.