[Resenha] O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami

23 setembro 2015
Páginas: 128
Lançamento: 2014
Editora: JBC
Classificação: Favoritado!
O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami, é uma graphic novel que conta uma aventura vivida por dois companheiros: um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro. Juntos, eles farão o possível para viver e sobreviver a sua viagem pelo interior do Japão.

O diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

Sou completamente apaixonada por cachorros e desde que vi a capa dessa graphic novel e a proposta da história fiquei completamente encantada e louca para ler, difícil foi achar para comprar!

O cão que guarda as estrelas é dividido em duas partes. Na primeira conhecemos um senhor que perdeu tudo, sua familia, sem emprego, seu dinheiro e a única coisa que lhe resta é o seu cachorro e o carro, então ele decidi partir para o interior onde eles poderiam conseguir viver com menos.




O interessante é que a história é narrada pelo ponto de vista do cachorro, com toda sua ingenuidade e falta de entendimento, mas com um amor profundo e verdadeiro pelo seu dono.

Já na segunda parte, conhecemos um assistente social que está tentando identificar um corpo de um indigente. Diante das dificuldades que aparecem no seu caminho ele começa a lembrar de sua infância e seu animal de estimação, lamentando tudo que queria ter lhe dado a mais durante o tempo que passaram juntos.

As duas histórias são profundamente tristes, e sim, eu me acabei em lágrimas. Fiquei meia hora agarrada com a minha cadela depois que acabei de ler, mesmo que ela não estivesse gostando muito da minha expressão drástica de afeto, hahaha.

Mas a lição que ele passou foi tão linda e insubstituível! Os animais são tão leais conosco e tantas vezes menosprezamos seus desejos mais simples, mas mesmo assim eles continuam a nos amar incondicionalmente.

Como foi o primeiro mangá que eu li, tive um pouco de dificuldade no início para ler a história de trás para frente, mas deu para me acostumar bem rápido.

Adorei a experiência e alguns dias atrás fiquei sabendo do lançamento de O outro cão que guarda as estrelas! Já estou fazendo uma busca implacável para conseguir achar para comprar, hahaha (se acharem me avisem!).

Vocês tem costume de ler mangás? E graphic novels? Sou novata nessa área, então se tem algum preferido deixem suas recomendações nos comentários!

6 comentários

  1. Oi Marina,
    Eu, assim como você, sou apaixonada por cachorros e assim que vi o título do post vim correndo conferir para saber melhor do que se tratava o livro. Já fiquei com o coração na mão. Se trata de duas histórias tristes, mas fiquei morrendo de vontade de ler, mesmo sabendo que vou chorar um rio de lágrimas também.
    Não, não tenho o costume de ler mangás, nunca li. Mas tenho curiosidade. Parece legal!
    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ma!!!

    Ownnnn!!! Adorei! Quero ler!
    Bjks e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ma! Andei um pouco sumida, mas to de volta!

    Eu achei esse mangá fofíssimo e fiquei muito ansiosa pra ler (e olha que eu nunca leio literatura oriental)! A história parece simples e cativante, e por isso me lembrou um pouco "O Pequeno Príncipe"! Gostei também do fato de ter um guia de "como ler". Eu iria precisar! heheheh

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  4. Me interessei pelo livro, não conhecia e o fato de você favoritar me chama atenção, para ler, ainda mais que são pouquíssimas páginas

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    concorra a livros lá no blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, tudo bem ???
    Ai, ai, ai ... Eu tenho que confessar que não sei se leria esse mangá. E não é pelo fato de não gostar de mangás ou de não sentir curiosidade pela história. Acontece que não consigo, simplesmente não consigo lidar muito bem com história de cãezinhos e animaizinhos. Eu fico emotiva, choro pra caramba, e sempre fico pensando e repensando tudo, de novo e de novo.
    Esse tipo de história é linda, mas me deixa mal pra caramba, rsrsrs.
    Por esse motivo, vou só contemplar sua resenha, e imaginar como essa história deve ser linda !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  6. Mariii, me presenteie com esse Mangá *-* Please! hahaha
    Estou louquinha para lê-lo já faz um tempinho. E já estou preparada para chorar. Sou uma manteiga...
    Aguardando ansiosa por essa leitura.

    Ah, adorei as fotos. Maravilhosas!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.