[Aperta a tecla] Texto narrativo: elementos, estrutura e tipos

16 setembro 2015
Bom dia, escritores! Já faz algum tempo que eu venho querendo entender quais são os diferentes tipos de texto narrativo e quais as sua configurações técnicas, e como acho que muitos de vocês também podem ter essa mesma dúvida, achei que poderíamos aprender juntos.


Em primeiro lugar, o que é um texto narrativo?

A principal característica é que ele expressa ação. Essa ação deve envolver um personagem, um tempo e um espaço. Tudo isso, junto com o conflito, que também é característica do texto narrativo, forma o enredo da história.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

Os Elementos da Narrativa

Para que um texto seja considerado uma narrativa ele precisa ser composto pelos seguintes elementos:
  • Personagens: São aqueles que compõem a narrativa. São classificadas em personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários (adjuvante ou coadjuvante).
  • Narrador: Quem narra a história. Dividem-se em: narrador personagem, narrador observador e narrador onisciente.
  • Enredo: É a estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. Pode ser linear, não linear, psicológico ou cronológico.
  • Tempo: Marcação do tempo, data, momento, dentro da narrativa. O tempo pode ser cronológico ou psicológico.
  • Espaço: Local onde a narrativa se desenvolve. Pode ocorrer num ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

A estrutura do texto narrativo:

Já falei sobre isso aqui. A estrutura do texto não é nada mais do que o esqueleto da história:
  • Apresentação: Introdução dos personagens e o universo no qual eles se encontram.
  • Desenvolvimento: Apresentar o conflito, a motivação, o que move a história.
  • Clímax: O ponto máximo do conflito, o momento de maior tensão.
  • Desfecho: Momento em que todos os nossos problemas são resolvidos

E então, quais são os tipos de narrativa?

Eles se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula.
  • Romance: É uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual são representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou várias personagens. Gira em torno de vários conflitos, sendo um principal e os demais secundários, formando assim o enredo.
  • Novela: Narração de menor extensão do que o romance. Em comparação ao romance, pode-se dizer que a novela apresenta uma maior economia de recursos narrativos; em comparação ao conto, um maior desenvolvimento de enredo e personagens. A novela seria, então uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).
  • Conto: É uma narrativa mais curta, densa, com poucos personagens, e apresenta um só conflito. O tempo e o espaço em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo.
  • Crônica: Também fazendo parte do gênero literário, a crônica é um texto mais informal que trabalha aspectos da vida cotidiana, muitas vezes num tom muito “sutil” o cronista faz uma espécie de denúncia contra os problemas sociais através do poder da linguagem.
  • Fábula: Geralmente composta por personagens representados na figura de animais, é de caráter pedagógico, pois transmite noções de cunho moral e ético.

Problemas e dúvidas

1. Vocês já devem ter reparado que vem sendo lançados alguns livros de contos, como Um ano inesquecível, Zumbis x Unicórnios e O presente do meu grande amor. Mas pelo que entendi, esses livros na verdade reúnem novelas e não contos. Ainda não vi ninguém por aí dizendo que escreveu uma novela (a não ser que trabalhe para a Globo), também não ouvi falar de nenhum livro de novelas de vários autores.
Na minha humilde opinião, o termo televisivo roubou seu lugar ao sol e simplesmente parou de ser empregado para textos. Minha conclusão? Um começo depois do fim (meu primeiro texto) é uma novela sim, mas me perdoem queridos leitores, eu vou continuar dizendo que ele é um conto gordinho, hahahah :)
Obs.: Meu segundo conto gordinho está em andamento, gente! Em breve vocês terão muito mais de Cauã e Aline! *.*

2. Algumas pessoas podem ficar em dúvida também entre contos e crônicas, afinal, qual é qual? 
A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.
Tá, a boa notícia é que se seu texto tiver caráter fantástico, ele provavelmente é um conto. Mas o conto também pode narrar fatos do dia a dia, correto? Então como diferenciar? Acho que talvez os contos tratem de assuntos menos usais, ou mais raros de acontecerem no nosso cotidiano. Sinceramente, estou em território negro. Professores de português, por favor, nos socorram!

--------------------------------

Ps.: Esse texto foi elaborado a partir de pesquisas no Google, se acharem algum erro não fui eu! Hahahah. Espero ter conseguido pelo menos amenizar um pouco as dúvidas de vocês, mas se ainda tiverem alguma questão irresolvida não deixem de deixar nos comentários. Também estou aceitando sugestões para os próximos assuntos as serem tratados aqui no Aperta a tecla, beijos!

2 comentários

  1. Oie, Ma!!!

    Como sempre, os posts de seu projeto são muito bons!
    É exatamente desta forma que explico narrativa na sala de aula! A narrativa tem que ter uma estória, algo que valha a pena ser contado. E pra isso ela precisa dos elementos que vc citou, assim como a estrutura.
    O gênero narrativo tem diversos tipos, mas atualmente os da modinha são os romances, os contos e as crônicas. Esses romances de saga, são as novelas atuais, Senhor dos Anéis, Harry Potter... tudo isso é novela. A novela é um romance que parece que nunca vai ter fim. Pra ilustrar, veja a primeira novela: A demanda do Santo Graal - fala sério, o rei Arthur não achou o Graal até hoje e nem o Indiana Jones!!!
    O conto sempre tem um tom ficcional, por mais que seja pautado em fatos reais, por exemplo, os causos de pescadores ou as estórias de terror que nossos avós contavam, e juravam que tinham pescado um tubarão ou visto a Iara, tudo isso é conto, por mais que eles jurassem que fosse verdade, foge ao real.
    Já a crônica, além de ser pautada em fatos reais, tem um tom opinativo, seja essa opinião bem humorada ou crítica.
    Mas tudo isso é didático, pq o legal na literatura é quebrar todas essas regras e extrapolar. Olha lá meu "conto" Carol Ventania: mega desestruturado, poeticamente crônico, cheio de neologismos. O legal é brincar, brincar de contar!
    Adooooro seu projeto! Por falar nisso, viu o conto da minha aluna Ana Paula que escreveu um conto com base no seu tema "baseado em fatos reais"? Ficou lindo... passa lá no blog depois pra ver!
    Bjks, Ma, e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também estou começando a me aventurar no mundo da escrita. É uma tarefa beem difícil, mas com certeza esse post ajudou muito.
    Vou voltar aqui quando estiver trabalhando na minha estória!

    Beijão!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.