[Resenha] O evanvelho maltrapilho, de Brennan Manning

18 setembro 2015
Páginas: 224
Lançamento: 2005
Editora: Mundo Cristão
Classificação:  
O evangelho maltrapilho foi escrito para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas. Pessoas que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de supermulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista. Pessoas que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora.
É um livro que escrevi para mim mesmo e para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho, confessa o autor.
Franco e provocador, o aclamado filósofo e teólogo cristão Brennan Manning estreia em língua portuguesa com sua principal obra, que nos convida a depositar nossa esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar nossa dignidade original. No mínimo, você não ficará indiferente a ela.
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, e então eu vi o nome, a sinopse fechou com chave de ouro e levei para casa na mesma hora. Quantos de nós não nos sentimos desmerecedores de receber o amor de Deus?

Brennan vem nos mostrar nesse livro que a graça e a misericórdia de Deus vão muito além do que um dia poderíamos imaginar. Não importa o quão próximos (ou afastados) de Deus estivermos, continuaremos sendo pecadores. Somos todos maltrapilhos, e mesmo assim Ele nos acolhe e nós enche de amor e nos dá paz e segurança em Seus braços.



Muitas vezes somos cobrados pelo mundo e quando fazemos algo errado alguém nos pergunta "Mas você não é cristão?". Ser cristão não é ser perfeito, nunca seremos perfeitos, e se tentarmos cobrar isso de nós mesmos só vamos acabar nos sentindo mal por nossas falhas.

Deus não quer que sejamos perfeitos, a única coisa que ele quer é nosso amor. Vamos tropeçar no meio do caminho com toda certeza, e a única coisa que Ele nos cobra é que peçamos Seu perdão. É tão lindo saber que Deus vai continuar nos amando incondicionalmente

Não seremos salvos por nossas ações, Jesus já nos salvou quando deu a vida por nós. Seremos salvos através da nossa fé e graça, e quando entendermos isso com certeza seremos cristãos mais felizes. Amar a Deus deve nos trazer paz, e não angústia.


Me emocionei várias vezes enquanto lia esse livro, e olhe que li devagar, estudando, sublinhando tudo de importante. Não é um livro para devorar, é um livro para degustar e para viver.

Brennan faz várias analogias, nós trazendo para mais perto de seus princípios. A que mais gostei e ficou marcada na minha memória foi quando ele falou da oração. Quando somos crianças e nos aproximamos dos nossos pais, não importa se estamos distraídos com outras coisas ao nosso redor, eles ficam felizes apenas por estarmos junto deles. Assim também é quando oramos, tudo que Deus quer é nossa proximidade, mesmo que a gente pegue no sono (já pararam para pensar que isso acontece porque nos sentimos relaxados na presença de Deus?), ou se distraia enquanto fala com Ele.

O autor foi muito criticado pelo que escreveu, muitas pessoas o insultaram por seus ideais. No meu ponto de vista ele não falou nenhuma mentira, ou heresia. Ele é, como nós, apenas mais um pecador, mas O evangelho maltrapilho me trouxe alegria e segurança ao me ajudar a entender um pouco mais da grandeza do amor de Deus. Está mais do que recomendado!

4 comentários

  1. Oi!!
    Apesar de não ser o tipo de livro que me interesso, acho legal quando nos identificamos dessa forma com o que o autor passa no livro.
    Achei a ideia da capa interessante.

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari !
    Sou cristã e me envergonho de nunca ter lido nenhum livro verdadeiramente cristão além da Bíblia. Não sei ao certo porque nunca li, mas acho que nunca tive oportunidade e nem contato com a literatura cristã.
    Achei a temática do livro super interessante, com certeza valerá para o crescimento de quem o ler. Amei a resenha e já adicionei a listinha ^^
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não conhecia o livro, parece ser bacana, mas não faz muito meu estilo de leitura, uma vez que sou de outra religião. Mas gostei das fotos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Tudo bem?
    Que livro interessante. Gostei da premissa.
    Deve ser bem legal, ainda para algumas comunidades cristãs ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.