[Resenha] O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams

22 julho 2015
Páginas: 160
Lançamento: 2010
Editora: Sextante
Classificação:  
Arthur Dent, um inglês azarado, escapa de um evento dramático - a destruição da Terra -, graças a um amigo de Betelgeuse que, enquanto estava ilhado em nosso planeta, havia se disfarçado de ator desempregado. Arthur se vê arrastado, apesar de seus protestos histéricos, para as situações mais alucinadas nos pontos mais distantes do tempo e do espaço.
O que realmente sustenta este livro hilariante, através de sua viagem freneticamente bizarra pela galáxia rumo ao legendário planeta de Magrathea e além, é a pergunta profunda sobre o porquê. De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos? Onde vamos almoçar hoje?

Eu estava me coçando para ler este livro desde o dia da toalha, rsrs. Sempre tive uma certa curiosidade a respeito da obra, então quando consegui um exemplar emprestado com uma amiga parti para explorar a galáxia!

O livro já começa de um forma bem humorada. Arthur Dent acorda achando que vai ter sua casa demolida, mas para o seu espanto, acabam demolindo o seu planeta. Seu amigo Ford Prefect, que é extraterrestre, o salva e o leva com ele numa viagem pela galáxia.
- Aqui fala Prostenic Vogon Jeltz, do Conselho de Planejamento do Hiperespaço Galático - prosseguiu a voz. - Como todos vocês certamente já sabem, os planos para o desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxia exigem a construção de uma via expressa hiperespacial que passa pelo seu sistema estelar e infelizmente o seu planeta é um dos que terão que ser demolidos. O processo levará pouco menos de dois minutos. Obrigado.
A partir daí, Arthur e Ford se metem em muitas aventuras hilárias, como a tortura através de poemas, serem salvos por um gerador de improbabilidade infinita, conhecerem um robô deprimido e encostrarem velhos conhecidos ainda mais improváveis.

O teor do livro é puramente humorístico, e ele é ótimo para dar umas boas risadas e passar o tempo, mas também é possível identificar várias críticas sociais embutidas na história. De modo geral achei que foi um livro que valeu a pena ser lido e fiquei com muita vontade de ler os próximos.
- Ó Pensador Profundo, a tarefa que lhe cabe assumir é a seguinte: queremos que nos diga... - fez uma pausa e concluiu: - a Resposta!
- A Resposta? - repetiu o Pensador Profundo. - Resposta a que pergunta?
- A vida! - exclamou Fook.
- O universo! - disse Lunkwill.
- E tudo mais! - exclamaram em uníssono.
Pensador Profundo fez uma pausa para refletir.
- Essa é fogo - disse, finalmente.
E aí, quem já leu O guia? Tem algum fã por aqui?

Até mais e obrigada pelos peixes! (não resisti) 

8 comentários

  1. O android paranóide *-* até hoje não li todos, vou deixar de preguiça... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk, eu também preciso deixar de preguiça, fiquei curiosa para ler os outros! ;*

      Excluir
  2. Olá,

    Adorei esse livro, os personagens e o enredo me chamaram bastante atenção. Vou adicioná-lo na minha lista. hahaha. Parabéns!

    Quando puder, visite meu blog, tem resenha nova! Beijos.

    Blog Cantinho da And | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Estou indo agorinha lhe fazer uma visita ;*

      Excluir
  3. Má, vc não acredita! Uma amiga louca vai me dar toda a saga quando voltarem as aulas!!! Uhuuuuuu!!! Assim que ler te conto o que achei!
    Bjks e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    PS.: Não esqueci do conto ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fabi!
      Eu estou pegando eles emprestados com uma amiga! :D
      Ansiosa para ler esse conto ;)

      Excluir
  4. Oi Marina, tudo bem?
    Todas as resenhas que já li desse livros são positivas. Ele parece ser bem engraçado e divertido mesmo, mas não sei por que ele ainda não chamou minha atenção...
    Espero que você goste dos próximos :)
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já tinha ouvido falar muito bem dele Bárbara, mas fiquei mesmo interessada em ler depois de descobrir a quantidade imensa de fãs que ele tem no dia da toalha ;D
      Obrigada pela visita ;*

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.