[Aperta a tecla] Por que escrever contos?

17 julho 2015
Olá, escritores e escritoras! Hoje vim discutir um assunto com vocês que acho que nem todo mundo vai concordar. Já vi por aí muitas dicas para escritores iniciantes que diziam o seguinte: quer se tornar escritor? Comece escrevendo contos.

Olha, eu particularmente comecei escrevendo um romance mesmo. Até porque nunca tinha lido nenhuma dica quando decidi começar, não fiz nenhum tipo de pesquisa, nem tive nenhuma preparação. Mas confesso que concordo plenamente com esse conselho, tanto é que decidi criar esse projeto com o objetivo de escrever esses contos juntamente com vocês.


Mas por quê? É o seguinte. Qual a experiência que você tem como escritor? Se você for como eu, a resposta seria nenhuma. Então como você quer começar a trabalhar na profissão sem antes ter estudado para isso e nem ao menos ter feito um estágio?

Infelizmente no Brasil não temos acesso à cursos superiores de Escrita Criativa. Dei uma pesquisada da internet, mas o máximo que achei foram especializações na área, e mesmo assim são muito raras. Então quem quer se tornar escritor no Brasil não encontra base para isso nas faculdades.

Nesse caso o que nos resta é procurar tudo que podemos sobre o assunto na internet e afins. Ler livros, ver vídeos, participar de seminários. Porém, sempre que aprendemos um ofício precisamos treiná-lo antes de podermos nos tornar profissionais, certo?

A questão é que todo escritor novato provavelmente cometerá erros, e é melhor que esses erros aconteçam nos seus contos do que no seu primeiro romance que você sonha em publicar. Os contos são a oportunidade perfeita para treinarmos técnicas, estilos, gêneros que depois botaremos em prática em nossos livros. Podemos fazer experimentações, ver com o que temos mais facilidade e mais dificuldade. Observar a resposta dos leitores e ver o que eles gostam e o que não gostam.

Se você treinar nos contos, as chances é que tenha bem menos dificuldades quando decidir começar a escrever seu romance. Eu mesma tenho sentido certas dificuldades em escrever meu livro que acredito que irão diminuir com essa prática. Aliás, se você quer se tornar escritor, a chave para o sucesso é a prática constante. Escreva, escreva, escreva e escreva.

Outro ponto positivo de escrever contos é que você começa a se divulgar como escritor. Você conquista leitores, se tiver sorte leitores assíduos. Um escritor que já tem leitores tem maiores chances de ser publicado por uma editora, já que o seu livro já tem uma clientela certa.

Também existem pontos negativos em se escrever e divulgar contos, como por exemplo "E se eu tiver uma ideia única e excelente, publicar um conto e alguém roubar minha ideia?" ou "Por que desperdiçar uma ideia tão boa num conto? É melhor transforma-lá logo num livro". 

Olha, eu não posso te garantir nada, nem que você está livre de qualquer tipo de plágio, nem que você não está desperdiçando uma boa ideia. Mas eu acho o seguinte: às vezes precisamos nos arriscar se queremos conquistar alguma coisa né? E veja pelo lado positivo, se alguém gostou tanto do seu texto a ponto de plagiá-lo significa que ele deve ter ficado muito bom! E tem mais, se você tem uma ideia maravilhosa e escreve um conto sobre ela, nada te impede de futuramente transforma-la num livro.

Por fim deixo essa declaração de George R. R. Martim, o escritor das Crônicas do Gelo e do Fogo:
Comece aos poucos. Dada a realidade do mercado de ficção cientifica e fantasia atual, eu sugiro também que qualquer aspirante a escritor comece com histórias curtas, contos. Hoje me dia eu vejo muitos escritores novos tentando começar de cara com uma novela ou uma trilogia, ou até mesmo com uma série de nove livros. É como começar a escalar de cara pelo Monte Everest. Histórias curtas vão ajuda-lo a aprender seu ofício. Elas são o lugar certo para cometer os erros que todo escritor iniciante vai cometer. E são ainda o melhor caminho para um escritor iniciante aparecer, já que as revistas e coletâneas de contos estão sempre procurando por contos de fantasia e ficção cientifica. Uma vez que você tiver vendido esses contos por uns cinco anos, você terá construído seu nome e editores irão começar a lhe perguntar sobre seu primeiro romance.
Eu não concordo com a parte dos cinco anos (quem tem essa paciência?), mas o cara deixou seu ponto né? Comecem devagar. Não adianta escrever um livro cheio de furos achando que ele vai bombar e você vai ficar rico. Vamos desenvolver nossa habilidade na escrita, para que possamos nos tornar bons escritores tá certo?

E então, quem já começou a escrever o conto do desafio desse mês? Eu já comecei o meu o confesso que não estou sabendo acabar, acho que está ficando muito grande, hahahah. 

Beijos!

3 comentários

  1. Oi Marina!

    Sempre escrevi, desde quando comecei a me alfabetizar, mas quando cheguei na faculdade de letras da USP, a qual escolhi exatamente pela literatura, já que não gosto de gramática, travei. Comecei a resenhar e ler e ler e resenhar os grandes nomes de nossa literatura, e escutar mestres da análise faland,o como Wagner Camilo, Tatit, Hansen, Villaça, Wisnick, entre outros, e me achava cada vez mais pequena e ignorante diante da literatura. Fiquei travada até sair da faculdade e nascerem meus filhos. Com eles nasceram as crônicas em mim. Meus filhos pariram novamente meu criar literário e hoje pareço uma torneira: resenha, poesia, contos, crônicas, artigos de opinião, recadinhos e posts por todos os lados, não consigo parar!!!! AAAAHHHHHH!!!! Mas comecei há menos de seis meses a divulgar essa enxurrada de escrita e ao mesmo tempo que os grandes continuam intocáveis como na época da faculdade, como o Congresso de Bibliotecas que teremos em SP agora em julho, ou a caríssima FLIP, ou as intocáveis Companhia das Letras e Cosacnaify que nem respondem aos nossos emails de parabenização, temos também pelo outro lado, nós, pequeninos, que nos unimos e somos muito simpáticos uns com os outros! Estou adorando conhecer novas pessoas como você. Ou como a Flávia da Oito e Meio que está divulgando um curso para novos escritores o qual vou pedir licença pra colocar o link aqui, de graça mesmo, só para fazermos redes e fortalecermos essa união dos pequenos em prol da literatura!

    https://www.facebook.com/pages/Carreira-Liter%C3%A1ria/1587619741513855?fref=ts

    E vamos ler infinitamente. E vamos escrever sem parar: pensamentos, palavras, pequenas rimas, minicontos... pois é nas coisas pequeninas da vida que se há o mais belo!

    Bjks querida, e escrevamos sobre guerra! kkkkk

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari!

    Olha, eu aprendi isso na prática, e apesar de não ter sido uma experiência muito doce, valeu a pena. Escrevi meu primeiro livro (em breve será publicado), mas na época, eu ia escrevendo por escrever, sem planejamento algum.

    Quando terminei, existiam várias falhas na narrativa, pontos que ficaram soltos, personagens que ficaram vagos. Enfim, diversos erros.

    O resultado, é que tive que refazer boa parte do livro, acrescentar coisas, tirar coisas, e por aí vai (tive a sorte de alguns leitores me ajudarem com isso).

    Então essa dica de começar por conto, é super válida. Ir começando aos poucos é uma boa saída. Um conto aqui, outro ali. Quando menos se espera, aquela ideia pode se tornar um bom livro. Nunca se sabe!

    Ah, e os contos podem ser registrados na Biblioteca Nacional, assim não corre o risco de ninguém roubar uma ideia.

    Até mais,

    Venha me visitar também: ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog <3
    E me identifico muito mais escrevendo conto.

    Dá uma passadinha? http://beladesconhecida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.