[Aperta a tecla] Mini resenha de contos #1

24 julho 2015
Olá pessoal. Como a maioria de vocês já deve estar sabendo, tem um projeto rolando aqui no blog chamado Aperta a tecla onde temos o desafio de escrever um conto por mês. Então se vamos escrever contos, também precisamos ler contos, certo?

Confesso que comecei a fazer isso meio atrasada, mas mesmo assim decidi ir trazendo para vocês uma mini resenha dos contos que eu for lendo, na verdade é mais a minha opinião sobre eles, dizendo o que gostei e o que não gostei, jogo rápido para também não sair dando spoilers.

Acho que o modo mais prático de ler contos é pela Amazon, tem muitos lá que custam R$1,99 e tem outros também de graça. É mais legal ainda para quem tem Kindle Unlimited (se não sabe o que é, funciona tipo como um netflix de livros e o primeiro mês é grátis), que você paga R$20,00 por mês e tem muita coisa legal para ler. Então a maioria dos contos que vou falar aqui são da Amazon, e eu vou deixar o link deles para quem também quiser ler. Ah, e se você não tem um Kindle, não tem problema. Dá para ler no computador pelo Kindle Cloud Reader ou então baixar os aplicativos do Kindle para celular e tablet!


Classificação:  
Download: Amazon
Páginas: 8
Descrição: Annabel está perdendo alguém importante, será ela corajosa o suficiente para dar seu último adeus?

A Raiza é a autora do livro de romance O garoto dos olhos azuis. Já tinha visto comentários sobre ela no insta e quando vi que seu conto estava de graça fui lá baixar para conhecer sua escrita. Eu achei o tema bem interessante, mas não vou entrar em detalhes, porque acho melhor você descobrir sobre o que é quando ler. Só o que me incomodou foi que não consegui sentir nenhum tipo de emoção com o que a personagem estava passando, não consegui me apegar a ela. Mas gostei do modo de escrever da autora e fiquei curiosa para ler seu livro.

Classificação:
Download: Amazon
Páginas: 16
Descrição: Nestas páginas de diário, uma adolescente fora do comum escreve sobre seus dramas e conflitos familiares ao mesmo tempo corriqueiros e excepcionais, em uma narrativa envolvente, cheia de suspense e, claro, com o toque de fantasia característico de Carolina Munhóz, que vem conquistando jovens leitores por todo o Brasil.

Já faz um bom tempo que estava curiosa sobre a Carolina Munhóz, autora de Por um toque de ouro. Então aproveitei mais uma oportunidade de conto gratuito! A história é um pouco infantil, mas eu gostei bastante e achei a ideia geral bem original e ela soube construir a personagem e os conflitos. Apesar do final ter sido um pouco óbvio, achei satisfatório e fiquei com vontade de ler mais coisas dela.

Classificação:  
Download: Amazon
Páginas: 12
Descrição: Publicado originalmente na coletânea "Branca dos mortos e os setes zumbis e outros contos macabros", de Fábio Yabu. Três irmãos lobos, rebeldes e corajosos, resgatam seu instinto predador para enfrentar a seleção natural da espécie que vem extinguindo sua raça. Eles querem o poder de volta.

Esse eu baixei por curiosidade e porque achei a capa bonita (tá vendo como a capa importa!). Achei conto bem legal, e fiquei com vontade de ler os outros. Apesar de ser bem curtinho eu achei divertida (e não macabra) a forma como ele fez a recontagem da história original, trazendo novas lições de moral.

Ah, esse também está de graça :)

Classificação:  
Download: Amazon
Páginas: 7
Descrição: O que acontece quando um mito do nosso folclore se encontra numa grande metrópole? O que pode acontecer quando ele desloca o caos para o centro do mundo de pessoas inertes? O que será de um guardião da floresta sem nem uma folha verde sequer?

Esse também me ganhou pela capa. Achei interessante usar um conto do nosso folclore para falar a respeito da destruição da natureza. A ideia foi bem original, me deixou entusiasmada, e gostei do modo como as coisas foram descritas. Porém acho que a autora pecou no final, que não me convenceu. Sinto como se tivesse ficado faltando alguma coisa.


E então, vocês tem contos para me recomendar? Alguém ficou com vontade de ler algum desses? Boas leituras esse final de semana ;*

11 comentários

  1. Olá,

    Adorei suas indicações... Estou vendo todos falarem muito bem do "Último Adeus", acho que vou ter que ler esse livro também. hihihi.

    Beijos!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bom sim :) Fiquei curiosa para ler o livro da autora. ;*

      Excluir
  2. Oie!!!

    Bem legal! Precisamos sempre de exemplos a serem seguidos! É bom também ler algumas crônicas para diferenciar conto de crônica. Dos brasileiros cronistas aconselho Ubaldo Ribeiro, que adoro!
    Ah, e antes que seja tarde, feliz dia do escritor!!! Escrevi uma pequena crônica sobre hj, espero que passe por lá pra ler e goste!
    Bjks e Boas Leituras!

    http://www.linguaeliteratura.com.br/2015/07/como-nasce-um-escritor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fabi, depois de ler alguns contos eu já estou com um pouco mais de noção de como eles devem ser :) Vou dar uma buscada nesse Ubaldo Ribeiro para conhecer ;*

      Excluir
  3. Mari, ótimas indicações. Fiquei apaixonada pela capa do 3º conto. E o que mais me chamou atenção pelo conteúdo, foi o último. Parece bem interessante. Não costumo ler contos... mas vou tentar criar esse hábito. hahaha

    Super beijo.
    @psicoseliteraria
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos são ótimos para conhecer novos escritores Lua! Principalmente os brasileiros. Está tendo um concurso na Amazon, então tem muita gente publicando seus contos lá. ;*

      Excluir
  4. Já tinha lido uma resenho de O último adeus.
    Deve valer a pena comprá-lo (afinal, é tão barato mesmo, rs). Já li o da Munhóz (aliás, estou lendo o novo livro dela, Por um toque de Ouro).
    Esse terceiro, o do Fábio, não conhecia ainda, mas acabei de baixar e vou lê-lo. Adoro releitura de contos de fadas ♥
    Ahhhh, e o último... como eu amo o folclore ♥♥ E é tão bom ver que alguns autores trazem criaturas que enriquecem tanto a nossa cultura, para a literatura urbana.

    Eu pretendo participar ainda do Brasil em Prosa (tá acabando, nossa!), então, caso eu consiga terminar meu conto à tempo, se você quiser ler, será gratificante =)

    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ju! Eu também queria participar do concurso, mas o conto que escrevi ficou muito grande e eu não quis cortar coisas dele só para poder me enquadrar nas regras :/
      Eu adoraria ler seu conto, quando acabar avisa! Beijo ;*

      Excluir
    2. Obrigada, aviso sim ;)

      Sobre o seu conto, já pensou em publicá-lo na Amazon mesmo assim? Por mais que você não possa participar do concurso, é sempre uma boa opção.

      Ah, e recomendo que leia os contos do Machado de Assis (baixei vários gratuitamente por lá).

      Abraços.

      Excluir
    3. Sim Ju! Eu vou publicar ele lá sim, na verdade já publiquei, hahaha. Mas vou disponibilizar ele gratuitamente aqui no blog, então tô só acabando de fazer uns ajustes para poder dar o anúncio :D
      Vou procurar esses de Machado de Assis sim, você tem algum favorito?

      Excluir
    4. Tem alguns: A melhor das noivas, O astrólogo, O país das Quimeras, A herança.

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.