Porque eu amo o meu Kindle Paperwhite

21 maio 2015
Eu sei que muitos de você devem odiar leitores de livro digitais, afinal, nada se compara com a experiência de segurar aquele livro que você tanto ama nas suas mãos, sentir o seu cheiro e sua textura. Entendo completamente tudo isso, mas hoje, eu vim contar a vocês o porque eu amo o meu Kindle, mesmo que ele não tenha nada disso, ele tem muitas coisas legais também.

  • Quantos livros você consegue carregar na bolsa?
Eu consigo carregar milhares de livros na minha bolsa e sem fazer quase nenhum peso, afinal ele tem apenas 213 g, que é menos que qualquer livro que eu tenha na minha estante. Apesar dele ter apenas 4 GB de espaço de armazenamento, dá pra colocar muuita coisa nele, já que os ebooks tem apenas alguns KB de tamanho. Dessa forma eu tenho inúmeras opções de leitura em qualquer lugar que eu esteja.


No momento eu tenho 157 livros no meu kindle, e isso não chega nem perto de sua capacidade de armazenamento. Isso é bem legal quando você vai fazer uma viagem longa, ao invés de levar vários livros ocupando espaço e fazendo peso na sua mala, você leva apenas o kindle e tem bem mais opções de leitura.

  • Já ficou com as mãos doendo depois de passar muito tempo segurando um livro pesado?

Quem já leu Game of Thrones deve ter passado por isso, alguns livros são tão grandes e pesados que chegam a incomodar. Mas com o kindle isso não acontece, já que ele é totalmente anatônico, leve e bem mais fácil segurar até com uma mão só. Costumo ler deitada na cama antes de dormir e consigo ficar bem mais à vontade quando estou lendo no kindle.

  • Leitura sem distrações ou interrupções
Eu já tinha o costume de ler ebooks no celular, mas além da iluminação que incomoda os olhos e as notificações que interrompem a leitura, ainda tinha a questão de que o celular descarrega rápido demais. Com meu kindle não tenho mais esse problema, a carga dele costuma durar em média um mês, dependendo do quanto o uso ele. A iluminação da tela não incomoda a vista e o brilho é ajustável, o que torna ele perfeito pra ler tanto à luz do sol, sem causar reflexo, quanto de noite com a luz apagada.

  • Você anda com um dicionário na bolsa junto dos seus livros?
O kindle é perfeito pra ler livros em outras línguas, já que ele tem um dicionário embutido e só clicar em cima da palavra pra ver seu significado. Caso o dicionário não conheça a palavra ela é buscada automaticamente na Wikipédia (o wifi precisa estar conectado). As palavras consultadas durante a leitura ficam armazenadas no Construtor de vocabulário pra que possam ser vistas depois.


Fora isso ele tem a função de Dicas de vocabulário (válido apenas para ebooks que suportam essa funcionalidade, comprados na loja da amazon.com), onde você ajusta a quantidade de dicas que você quer que apareça na tela enquanto você lê, então o kindle seleciona as palavras mais difíceis daquele texto e já vai te mostrando definições e sinônimos enquanto você lê.


  • Só mais um capítulo!
Eu tenho uma mania de ficar olhando o livro quando eu fecho ele pra ver mais ou menos o quanto eu já li e quanto tempo eu ainda vou demorar para acabar a leitura. Com o kidle eu não preciso fazer isso, ele já me dá a porcentagem que eu li até agora e calcula quanto tempo falta pra eu terminar aquele capítulo do livro, baseado no tempo que demorei pra ler aquela porcentagem, e o quanto falta para acabar.

  • O que você acha de fazer um test drive?

Às vezes tenho medo de comprar algum livro sem saber se vou gostar ou não. Todos os livro da Amazon tem a opção de baixar uma amostra, aonde você pode ler o primeiro capítulo do livro e ver se interessa por ele antes de finalizar a compra.

  • Ansioso demais pra ler um livro e sem dinheiro pra comprar?
Gente, eu sei que é completamente errado baixar livros na internet, e que devemos dar suporte aos autores que tanto gostamos pra que eles possam continuar seu trabalho, mas infelizmente eu não tenho condições financeiras pra comprar todos os livros que eu gostaria de ter. Então eu baixo sim muitos ebooks na internet. 

Eu tinha muitas dúvidas sobre qual leitor comprar, já que outros leitores aceitam mais formatos que o kindle, que só aceita mobi. Mas dando uma pesquisa melhor, descobri que é muito fácil converter qualquer formato, inclusive o epub, que é o mais popular, para mobi. O programa que eu uso pra fazer isso é o Calibre, que inclusive tem outras funções também, tipo trocar a capa que está sendo exibida para um livro.


Caso vocês tenham interesse em baixar ebooks também, o site que eu mais uso e recomendo é o lelivros. Eles tem um catálogo imenso de livro disponíveis, é super fácil de fazer o download e ainda tem a opção de baixar o arquivo já em mobi.


  • Quanto tempo você espera até o livro que você comprou chegar?
As livrarias tem cobrado preços abusivos pelos livros, então na maioria das vezes a solução mais barata é comprar livros online. só que aí você tem que ficar esperando ele chegar na sua casa... Quando você compra um ebook ele chega na mesma hora no seu kindle através da conexão wifi. Se você baixar um livro na internet, você tem a opção de enviar ele pro seu kidle simplesmente anexando ele a um e-mail e enviando para sua conta na Amazon. Assim o livro chega rapidinho em suas mãos e você nem precisa conectar o kindle ao computador.

Então, deu pra vocês perceberem que apesar do leitor de livros não ser um livro, ele também tem muitas vantagens? Sei que é um investimento alto, mas aposto que muitos de vocês gastam bem mais comprando celulares novos. Pra mim parece um investimento que vale super a pena, e mesmo se eu não tivesse ganhado de presente do meu noivo (lindo, maravilhoso, te amo!), eu teria comprado.

Atenção: A Amazon está com uma campanha em que você pode experimentar um kindle por 30 dias, e caso você não goste é só devolver que eles devolvem o seu dinheiro sem questionamentos! 



É a oportunidade perfeita pra você decidir se realmente gosta ou não de leitores digitais. Qual a opinião de vocês?

5 comentários

  1. Preciso de um pra chamar de meu <3
    Costumo ler um livro físico e um e-book, sempre. Quando não estou com um livro, acabo pegando o celular e se estiver com computador, leio por eles. Mas preciso evitar, tá me dando muita dor de cabeça, mesmo diminuindo a iluminação da tela. Não tá muito legal isso kkkkk

    Deve ser ótimo! Gostei das suas considerações!!

    Bjss!!
    Ah Marina, a propósito... Respondi sua pergunta no meu post sobre o livro Simplesmente Acontece.

    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamy, eu já tinha o costume de ler e-book no celular e realmente é péssimo! Por isso que adoro o kindle e super recomendo, não dá dor de cabeça nenhuma e não incomoda a vista. Eu acho que vale muito a pena o investimento!

      Beijos!

      Excluir
    2. Vou pensar a respeito hahaha, não suporto dores de cabeça!!!!! Acho que vale o investimento também.
      Obrigada!

      Bjs

      Excluir
  2. Eu tenho e amo de verdade. Obtive o hábito da leitura já com o kindle. Antes disso eu não lia quase nada, mas isso foi bom pq hoje prefiro ler no Kindle :)
    É muito bom. Recomendo demais. Leio muito e sinto nitidamente que melhorou meu vocabulário, minha compreensão e interpretação de textos.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho e amo de verdade. Obtive o hábito da leitura já com o kindle. Antes disso eu não lia quase nada, mas isso foi bom pq hoje prefiro ler no Kindle :)
    É muito bom. Recomendo demais. Leio muito e sinto nitidamente que melhorou meu vocabulário, minha compreensão e interpretação de textos.

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.