[Resenha] Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll

25 maio 2015
Páginas: 324
Lançamento: 2009
Editora: Zahar
Classificação:  


Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular.
Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.



Eu não gosto muito de ler clássicos, mas como sempre achei as aventuras de Alice muito interessantes e amei O lado mais sombrio, que é inspirado nele, decidi dar uma chance pro original. Acho que todos vocês já conhecem a história da menina que entra na toca do coelho, então eu não vou falar especificamente da história, mas sim das minhas impressões e expectativas.

A minha preocupação principal com esse livro é o que eu ia achar da Alice. Tanto no filme do Tim Burton, quanto no seriado Once Upon a Time in Wonderland, e também no livro O lado mais sombrio, Alice já é adolescente. E eu achava que o fato dela ser uma criança podia atrapalhar minha leitura por eu não me identificar com ela, mas na verdade achei a Alice bem legal. Ela é meio doidinha, mas é bem inteligente.
Em geral dava conselhos muito bons para si mesma (embora raramente os seguisse), repreendendo-se de vez em quando tão severamente que ficava com lágrimas nos olhos; certa vez teve a ideia de esbofetear as próprias orelhas por ter trapaceado num jogo de croqué contra si mesma, pois essa curiosa criança gostava muito de fingir ser duas pessoas.
Uma coisa que gostei é como a leitura flui rapidamente. Apesar de ter mais de 300 páginas dá pra ler esse livro bem rápido, já que ele também tem muitas ilustrações. Algumas pessoas acham ele sem sentido de mais, eu particularmente adoro esse nonsense da história, acho totalmente divertido. 

Apesar disso, um ponto negativo pra mim são os vários poemas e canções descritos ao longo do livro, alguns são extremamente grandes e cansativos, confesso que algumas vezes eu pulei o trecho por não ter paciência de ler todo. Mas foi só por isso que tirei uma estrela, gostei bastante do restante do livro.
"Nunca imagine que você mesma não é outra coisa senão o que poderia parecer a outros do que o que você fosse ou poderia ter sido não fosse senão o que você tivesse sido teria parecido a eles ser de outra maneira."
Com relação a segunda história, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, eu vou contar um pouquinho a vocês sobre o que se trata, já que é bem menos conhecida. Depois de atravessar o espelho da sua casa Alice chega mais uma vez ao País das Maravilhas. 

Dessa vez ela se encontra com a rainha vermelha, que lhe conta que se ela conseguir atravessar o tabuleiro ela pode se tornar rainha também. Então Alice parte mais uma vez em busca de aventuras pelo País das Maravilhas. A segunda história também muito boa e vale a pena ser lida, apesar de eu ter gostado mais da primeira.
"É uma partida fabulosa de xadrez que está sendo jogada... no mundo todo... se é que isso é o mundo, Oh como é divertido! Eu gostaria de ser um deles. Não me importaria em ser um Peão, contanto que pudesse participar... se bem que, é claro, preferia ser uma Rainha."
Com capa dura, páginas amarelas grossas e todas ilustrações originais, essa edição Bolso de Luxo da Zahar é simplesmente perfeita. Consegui comprar por apenas R$17,00 na saraiva online, e pretendo comprar outros clássicos publicados pela Zahar, porque eles são lindos demais.

Vou dizer uma coisa que vai fazer algumas pessoas ficarem com vontade de me matar. O que mais gostei nesse livro foi o fato dele ter inspirado a A. G. Howard a escrever O lado mais sombrio. Não tem jeito, continuo preferindo a adaptação, e esse foi o melhor livro que li até agora no ano, de verdade, é muito bom. Já li o segundo livro Atrás do espelho, mas agora vou reler e fazer resenha pra vocês, porque quando li fiquei eufórica demais pra conseguir escrever qualquer coisa. Hahah

Agora a citação mais legal desse livro, e que me lembra completamente de como eu me senti quando acabei de ler Atrás do espelho (é sério, eu fiquei meio louca de tanta empolgação).
"Mas não quero me meter com gente louca", Alice observou.
"Oh, mas é inevitável", disse o gato; "somos todos loucos aqui. Eu sou louco. Você é louca."
Boa loucura pra vocês, beijos!

1 Comentário

  1. Sou louca nessa edição da Zahar. Li "As Aventuras de Alice no Subterrâneo", e achei ele super fiel ao filme. Eu amei!
    Gy | desejandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.