[Resenha] A última carta de amor, de Jojo Moyes

08 abril 2015
Páginas: 384
Lançamento: 2012
Editora: Intrínseca
Classificação:  
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.
O único livro que eu já tinha lido da Jojo Moyes foi "Como eu era antes de você". Quando comecei a ler ele, às nove da noite, não consegui mais parar e acabei indo dormir às quatro da manhã quando acabei. É um livro incrível, um dos meus favoritos, e eu mal podia esperar para ler outro livro da autora.

Porém, assim que comecei a ler o livro, já não fui com a cara de Ellie, uma das personagens principais. Ela é uma mulher que tem um apartamento próprio, bom emprego, carreira promissora, bons amigos, mais ainda assim sua ideia de relacionamento é ter um caso a mais de um ano com um cara casado que não dá a menor atenção a ela. Onde está o auto-respeito dessa mulher?? 

Aí vem toda aquela baboseira de que não se escolhe quem ama, simplesmente acontece.. Eu sinceramente não concordo com isso, ela sabia que o cara era casado desde o início, se ela sentiu uma atração por ele mesmo assim, a reação dela deveria ter sido correr e não se aproximar. Mas enfim, quem sou eu para julgar uma personagem de um livro...

No segundo capítulo vamos para os anos 1960 e conhecemos Jennifer, uma mulher linda e rica, daquelas que não sabe fazer nada e serve somente de enfeite para o marido nada carinhoso ou atencioso. Então quando ela conhece Anthony, um homem que a respeita e se interessa por sua opinião, ela logo começa a se apaixonar. Os dois começam a ter um caso, onde trocam lindas cartas de amor, mas quando Anthony lhe pede para largar o marido e ficar com ele, ela se mostra reticente.
Ela olhou para o chão, depois seus olhos voltaram a fitar os de Anthony, o subir e descer do seu peito revelando o quanto ele a deixava chocada. Seus olhos se encontraram, e, naqueles poucos instantes silenciosos, ele lhe disse tudo. Disse que ela era a mulher mais incrível que ele já havia conhecido. Disse que ela assombrava suas horas de vigília, e que cada sentimento, cada experiência que ele tivera na vida até aquela altura tinham sido sem graça e sem importância diante da enormidade daquilo.
Aí vem o problema, no terceiro capítulo continuamos acompanhando a história de Jennifer, mas depois que ela sofreu um terrível acidente no qual perdeu a memória. E no quarto capítulo, lá está Jennifer de novo tendo um caso com Anthony, e a coisa toda começa a fica confusa até que chega no quinto capítulo e você finamente percebe que a história está indo e voltando no tempo.. Tá, talvez eu seja meio idiota por não ter percebido antes, mas eles bem que poderiam ter botado uma identificação no início dos capítulos pra gente conseguir se situar melhor né?

Enfim, a história de Jennifer e Anthony é cheia de desencontros, ao longo desses mais de 40 anos, até voltarmos para a Ellie no ano 2003. A questão é que Ellie é jornalista, e achou uma das cartas de amor de Anthony no arquivo do seu jornal, então ela começa a procurar pelos dois na tentativa de fazer uma matéria sobre o caso, e para isso, ela conta com a ajuda do arquivista Rory, um jovem divertido e sonhador, só que os dois começam a se aproximar de maneiras inesperadas.

Nesse ponto o livro começa a ficar mais interessante, e a medida que Ellie vai aprendendo mais sobre a história de Jennifer e Anthony, ela começa a repensar cada vez mais seu relacionamento com John (o cara casado), mas ao mesmo tempo ela ainda não consegue encontrar forças para deixá-lo. 
Ellie suspira, desanimada com o rumo dos seus pensamentos, com os comentários excessivamente francos da amiga. Que diabo ela está fazendo? Ela aceita tão pouco. Por quê? Porque teme que ele se sinta acuado se ela pedir mais, que ele ache que está sendo colocado contra a parede e tudo desmorone em volta dos dois. Ela sempre soube qual era o jogo. Não pode dizer que foi enganada. Mas exatamente quão pouco seria razoável esperar que ela ganhasse? Uma coisa é a pessoa saber que é amada intensamente e que só está separada do outro pelas circunstancias. Mas quando não há nem sinal disso para manter a relação...
De forma geral comecei esse livro odiando a leitura, o que foi completamente frustrante, pois depois de ler "Como eu era antes de você" eu achava que ia amar qualquer coisa que a Jojo escrevesse. Depois  o livro deu uma melhorada, lá pela metade, aí perto do fim ficou muito bom, só que o final finalmente chegou e apesar de eu ter gostado bastante do desfecho, acho poderia ter ficado mais bem amarrado, na minha humilde opinião, é claro. 

Todos esses fatores contribuíram para que a leitura se arrastasse bastante, pois eu não fiquei empolgada com a história, e acabei demorando demais para acabar de ler o livro. Fique meio indecisa de quantas estrelas dar a ele, porque tiveram momentos ruins e momentos bons durante essa leitura, então fazendo uma média, resolvi dar quatro.

Então não vou dizer que recomendo esse livro, mas também não "desrecomendo". Se você já é fã da Jojo e ainda não leu esse, leia, talvez você se identifique mais com os personagens do que eu. Mas se você ainda não leu nada dela, então recomendo muito mais que você leia "Como eu era antes de você", até porque ele vai virar filme ainda esse ano! Estou super empolgada com essa estreia!! 

Obs: Obrigada Leila, por ter cedido o LV 1064! Apesar de não ter gostado muito desse, ainda pretendo ler todos os livros da Jojo e espero que eles me agradem mais. E aí, alguém me recomenda outro dela que eu possa me identificar mais? O próximo que estou pretendendo ler é "A garota que você deixou para trás".

Beijos e boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.