[Resenha] O lago negro, de Juliana Daglio

11 janeiro 2016
Páginas: 368
Lançamento: 2015
Editora: Arwen
Classificação: 
Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus.
Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?
Um livro lindo, com uma capa linda e uma autora queridíssima. Não tinha como não amar! Desde que tinha lido o início desse livro para fazer as primeiras impressões, fiquei cheia de expectativas e louca para ler o resto. E claro, a Ju não decepcionou!

Tudo começa quando Verônica se muda para Lagoana com seu namorado Enzo para estudar jornalismo, e nessa cidade nebulosa e sombria acaba encontrando muito mais mistério e perigo do que jamais poderia imaginar.


Verônica sempre sonhou que um dia escreveria seu livro, e ao chegar em Lagoana finalmente tem a oportunidade de começar, e ainda mais, de buscar a orientação do professor Carlos Velásquez, o mesmo que havia orientado o seu pai, o escritor Andréas Cattani.
As palavras que brotam de meus dedos aparecem na tela magicamente, acordando dentro de mim como se sempre estivessem lá. Não era como escrever um livro, ou inventar uma história. Era como despertar uma história.
Mas ao se deparar pela primeira vez com o Lago Negro, Verônica começa a se questionar de onde realmente vinha a história que a tanto tempo já povoava sua mente. Seria possível que os personagens que habitavam sua história não fossem meramente frutos da sua imaginação?


Assim começa sua busca por respostas. Enquanto escreve seu livro, Verônica também precisa lidar com seus fantasmas interiores, e essa é para mim uma das características mais interessantes desse livro. Sou absolutamente fascinada pela loucura, e a Ju, que para quem não sabe é psicóloga, soube com toda certeza representar todos os conflitos internos da sua personagem com uma maestria excepcional!
Sinto as coisas acontecendo dentro de mim. As muralhas desmoronando, o desequilíbrio dando sinais. É ela... A loucura. Ela é como um desalinho em espiral nos trilhos da sua mente. Quando o trem chega perto das zonas de risco, aqueles espaços se contorcem e retorcem, esgueirando-se dentro do seu cérebro, se embrenhando no meio da sua carne, como veias enferrujadas intricadas com as saudáveis. O trem fica desgovernado, acelera em meio a elas, passa por dentro de tudo, rasgando e sangrando.
As dúvidas e a loucura de Verônica são contagiantes, a ponto de o leitor não conseguir mais saber o que é mesmo realidade e o que é fruto da mente da personagem. Em vários momentos me perguntei o rumo que a história estaria tomando, e no fim ainda restaram tantas dúvidas que mal posso esperar para ler a continuação!


Em meio a toda essa confusão em sua vida, Verônica acaba se afastando do seu namorado, e é nesse momento delicado que ela conhece Liam, que além de lhe ajudar a desvendar os mistérios que a assombram, acaba entrando de vez na sua vida.
Ele tinha um ar levemente cínico, como se soubesse de tudo e não se importasse com ninguém. Seu sorriso enviesado parecia ensaiado, mexia a cabeça e falava como se estivesse bêbado, mesmo que de forma teatral. Resumindo, Liam tinha um jeito de cafajeste, manipulador, cheio de más intenções.
E como se não fosse suficiente, Liam morou boa parte de sua vida em Chicago, e além do seu sotaque ao falar, ele ainda acaba soltando uma expressões em inglês de vez em quando.. Ah Ju, fala sério, como você faz isso comigo? Mais um personagem para eu me apaixonar? Hahaha.


Tem tanta coisa que eu ainda queria falar sobre esse livro, tantos personagens a comentar, tantos elogios que queria fazer, principalmente a edição e a diagramação linda que a Arwen fez. Mas sinto que já falei demais e no fim só o que me resta dizer é que a Ju Daglio é uma escritora e pessoa maravilhosa, e que merece todo sucesso que está fazendo, e que ainda vai fazer, com seus livros! Com toda certeza já virei fã de carteirinha e é com muito orgulho que exibo meu autógrafo, hahaha. Leiam, leiam e leiam!
A mente. Algo indubitavelmente incontrolável, mas que insistimos em dizer que podemos dominar.
Pessoas que se julgam sãs, com mentes saudáveis, quando param para pensar nos loucos a correr pelas ruas ou nos trancafiados em hospitais, sentem-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais sua própria sanidade.
Para mim, os loucos são esses!
Sonho com um mundo em que os loucos vivam nas ruas e internem-se os ditos sãos em hospitais horrendos, com paredes tomadas pelo mofo e comida com cheiro de lavagem.

4 comentários

  1. Oii Marina, só pela capa já amei esse livro hahahaha , mas depois que li a sinopse e a sua resenha agora tenho certeza que vai ser o tipo de leitura que me agradará bastante, temos que dar mais apoio aos nossos escritores brasileiros que escrevem tão bem né mesmo.
    - beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, tudo bem ???
    Primeiramente, preciso dizer que a capa desse livro é realmente maravilhosa !!! Linda, linda, linda, perfeita mesmo !!! Já gostei um pouco mais do livro só de ver a capa.
    Mas foi graças a sua resenha que eu me encantei mesmo pelo livro. A princípio, acreditava que seria um romance sobrenatural, mas quando você comentou sobre a loucura da personagem, eu soube que esse livro era especial e que fazia o meu estilo. Tenho um grande interesse por livros como esse, e além disso, estou buscando mais livros assim esse ano para um projeto que estou fazendo durante esse ano.
    Quero ver se dou um jeitinho de ler esse livro o quanto antes, tomara que eu consiga !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  3. Oiii Marina! Adorei sua resenha, já li esse livro e realmente é muito bom.
    Espero que saia logo a continuação.
    Beijos

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Marinaaaaaaaaaaaaa!! Poxa, como demorei para achar sua resenha!!
    ADOREI ADOREI ADORE!

    Sinto-me com a missão cumprida e estou ainda mais ansiosa para lançar o livro dois.
    Obrigada por ser essa pessoa tão querida.

    Ps: roubei todas as fotos, porque ficaram lindas!!!

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.