[Livro x filme] O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

10 dezembro 2015

“Numa toca no chão vivia um hobbit...”

Essa frase da inicio a história, e que frase é essa?! Simples e direta, mas deixa a expectativa, te convida e te dá um vislumbre da aventura que você está embarcando. Quando eu li isso, meus olhos brilharam, e devo dizer que isso não ocorre com facilidade. E sabe o que é curioso? Tolkien era professor e examinava documentos de candidatos a Universidade, um deles deixou uma página em branco entre os papéis,
“Possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.” — Tolkien
Apenas dois anos depois, a partir dessa frase, O Hobbit surgiu, mas ficou pela metade. Só depois de um empréstimo despretensioso do manuscrito e desse ter passado por algumas mãos, o professor foi encorajado a terminá-lo. O livro foi escrito para ser lido para seus filhos, por isso é uma leitura leve, divertida e sem nada de muito sombrio. Nessa época, Tolkien considerava O Silmarillion sua obra mais promissora, mas quando a ofereceu a editora, recebeu uma recusa, segundo os editores ‘o mundo iria querer mais histórias de hobbits’, e ele foi encorajado a continuar essa saga. Foram 12 anos de trabalho até a conclusão de “O Senhor dos Anéis”, obra que torna escassos meus adjetivos. Obrigada aos editores. ;)


Mas porque estou falando tudo isso? Porque li O Hobbit, vi os filmes e fiquei louca para compartilhar algumas coisas sobre eles, mas preciso esclarecer duas coisas:

1 – Esse livro é excepcional, genial, brilhante... Tolkien é mestre demais! Acho um pouco desnecessário e muito audacioso fazer resenha nesses casos, então escolhi fazer algo diferente, falar um pouco de Tolkien, contar um pouquinho da obra e deixar a meus comentários sobre a relação livro/filmes.

2 – Livro é livro e filme é filme. Não tenho muito grilo quanto a isso, o filme pode ter diferenças e ainda assim ser bom. Claro, existe aquele lance de essência a ser mantida, mas na minha opinião, devemos entender que nem tudo que funciona no livro, funcionaria na tela, e o contrário também, por isso se chama adaptação e não ‘representação totalmente fiel da obra’.

O LIVRO

Páginas: 306
Lançamento: 2013
Editora: Martins Fontes
Classificação:    Favoritado!
Um grande clássico moderno e prelúdio de O Senhor dos Anéis. Bilbo Bolseiro é um Hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão! Escrito para os filhos de J. R. R. Tolkien, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como "um dos livros mais influentes de nossa geração". - The Times.
O Hobbit, lá e de volta outra vez, é a narração da grande aventura da vida sem aventuras de Bilbo Bolseiro, pois hobbits não gostam de aventuras, elas não são bem vistas entre eles. A narração é em terceira pessoa, e em vários momentos fiquei com aquela sensação de histórias contadas ao redor da fogueira por uma voz familiar. O envolvimento com a história é imediato, me senti enfeitiçada pela escrita de Tokien e se for deixar aqui tudo que achei desse livro, faltarão caracteres.


Meio a contra gosto, Bilbo aceita ser contratado como ladrão por uma tropa de anões, 13 ao todo, cujo líder é Thorin escudo de Carvalho, filho de Thraín, filho de Thrór, rei sob a montanha. O objetivo deles? Tomar o tesouro de seu povo de volta! Só tem um pequeno detalhe, o caminho até a montanha, antigo reino dos anões, é longo, cheio de perigos e dúvidas e a montanha é o reino solitário de um terrível e temido dragão, Smaug - que cobiçando o tesouro dos anões, expulsou o povo da montanha e outras raças que viviam nas terras ao redor, transformando tudo numa grande desolação - porém por uns 60 anos o dragão não foi visto, talvez esteja morto e a montanha seja de novo dos anões, talvez não e o ladrão Bilbo terá de roubar o tesouro. 

Além da destemida tropa de anões e um hobbit, temos Gandalf, o cinzento, que nessa história dá uma de mestre dos magos – às vezes está, às vezes não está – ao menos ele aparece nas horas mais necessárias e não o contrário. A escolha de Bilbo foi conselho do mago que vê nele mais do que ele próprio, e sua função é a de ajudar os anões a chegar à montanha e entrar, já que a passagem é oculta. Ao longo do caminho conhecemos algumas criaturas que habitam a Terra Média, elfos, orcs, trolls, Wargs, homens e Gollum, o velho Smeagol. É nessa jornada que Bilbo encontra acidentalmente um anel que o torna invisível e que será bem útil em sua jornada.

OS FILMES

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Duração: 2h49min
Lançamento: 14 de dezembro de 2012
Classificação:    Favoritado!

O livro tem 300 páginas, a adaptação tem três filmes, e o primeiro filme três horas! São 166 minutos, ou mais de 180 minutos na versão estendida. No começo fiquei me perguntando o que ia sobrar para os outros filmes e no fim, fiquei espantada como acabou rápido. Peter Jackson não decepcionou, o filme é tão envolvente quanto o livro, é divertido, é encantador. O primeiro filme transmite toda a atmosfera que você percebe no livro, achei o texto muito fiel ao livro na versão dublada, e a fotografia é belíssima, não tem como não se admirar com os cenários da terra média, as cores, as luzes... 

Martin Freeman, o nosso Bilbo, ganha nossa simpatia fácil, ao ponto de não saber quem tem mais mérito, ator ou personagem. A tropa de anões é adorável – imagino que eles não gostariam desse adjetivo – e guerreira, fiel ao seu propósito de reconquistar a montanha, ainda que para isso precisem enfrentar o dragão. E essa foi a primeira diferença, o objetivo da jornada é diferente, o próprio Gandalf tem um propósito por trás de tudo isso. Mas e o ladrão? Para que serve o Bilbo se pretendem matar o dragão? Os anões não são bobos, são apenas 13 anões contra um dragão poderoso, sem contar que outros povos cobiçam aquele tesouro, sabendo disso Thorin pretende roubar a Pedra Arken do covil da serpente, a pedra do Rei, o que lhe dar o direito de invocar os outros exércitos de anões para sua batalha. 

As diferenças entre filme e livro acontecem por dois motivos, o primeiro é que Tolkien não tinha nem ideia que escreveria O Senhor dos Anéis quando escreveu O Hobbit, já no mundo cinematográfico, a saga de Frodo foi adaptada primeiro, sendo necessária a criação de algumas ligações entre as duas histórias, e segundo, Peter Jackson é um grande fã de Tolkien e da mitologia criada por ele a partir de O Hobbit, com a história da Terra Média, geografia, história, cultura, raças, idiomas e até cosmologia. O diretor queria que os fãs pudessem conhecer um pouco mais, e entender um pouco mais das ligações com outras histórias do universo expandido da Terra Média, como ‘O Silmarilion’ e ‘Contos inacabados’, e algumas alterações surgiram daí.


Por exemplo, Radagast, o castanho, ele aparece nos livros ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Contos inacabados’ mas é apenas citado em ‘O Hobbit’, porém ele é um dos magos enviados pelos espíritos para combater o mal e zelar pelo equilíbrio, trama que aos poucos ganha espaço na trilogia como gancho para ‘O Senhor dos Anéis’. E é a introdução a essa trama que traz para as telonas personagens já conhecidos como Galadriel, Sauron, Legolas, Thranduil. Além de outros que não deveriam existir, como Azog, orc que teve o braço decepado por Thorin no filme, mas que no livro, morreu naquela mesma batalha. Falando nisso, a companhia de Thorin tem um encontro com Azog e sua corja, no qual Bilbo, com muita coragem, salva a vida do anão, isso ressalta ainda mais a mudança pela qual o personagem passa tanto no livro como no filme. (Frodo é mesmo sobrinho de Bilbo?). Só para constar, o encontro com orcs acontece, mas não tem Azog nem Thorin sendo salvo por Bilbo.

Mas já disse e repito, apesar de qualquer mudança o primeiro filme é excepcional, não importa a sua idade, se você assistiu ‘O senhor dos Anéis ‘, ou se leu algum dos livros, vale a pena e você vai gostar.

O Hobbit - A desolação de Smaug

Duração: 2h41min
Lançamento: 13 de dezembro de 2013
Classificação:   

A continuação me deixou com a impressão de está vendo dois filmes ao mesmo tempo, um que continua a jornada do pequeno Hobbit e seus amigos e outro que quer muito introduzir ‘O Senhor dos Anéis’. A história de Bilbo, apesar de perigos e aventuras é uma história feita para crianças, muito diferente da história de Frodo que mostra coisas como a corrupção do homem, a batalha sombria do bem contra o mal, o segundo filme da trilogia mantém ambos os aspectos, mas eles parecem não se relacionar muito bem e as mudanças se tornam um pouco forçada. 

No livro, eu adorei a passagem da Floresta das trevas, dos Elfos e de Beorn, conseguimos conhecer mais de Bilbo e seus amigos, vemos um crescimento de caráter, lealdade, coragem e amizade. Já no filme, deixaram meio de lado os acontecimentos na floresta e na casa de Beorn, para dar grande foco no reino Élfico e na perseguição dos Orcs (e nas  proezas da diva élfica, Legolas), mais uma vez priorizando ‘O Senhor dos Anéis’. Alias, Thranduil (Diva das divas), o rei elfo no filme, não tem nem o nome citado no livro. Além dele surge Tauriel, elfa cuja as proezas em batalhas são dignas de Legolas, e que é responsável por introduzir romance na trama, através de um triangulo com o anão Kili e Legolas (The biggest friendzone ever). 

Contudo, a qualidade de imagem e som continua a mesma, não sei se vocês sabem, mas esse filme usou tecnologias que não são tão comuns para garantir uma experiência diferente, quem teve a oportunidade de assistir a versão 3D em 48 frames, certamente saiu babando. E separando filme e livro, sim, é um ótimo filme, e mais curto que o primeiro.

O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos

Duração: 2h24min
Lançamento: 11 de dezembro de 2014
Classificação: 

Desse eu vou falar pouco, bom filme, boas cenas de ação, mais uma vez o personagem de Bilbo se destaca, assim como alguns anões que ganham nossos corações (ao menos o meu) Balin, Fili e Kili, Bonfur e Bombur, Dwalin. O homem da cidade do lago, Bard, é outro personagem que me impressionou no livro e nos filmes, só que nos filmes ele tem três filhos, além de uma herança diferente - a última flecha negra de Girion, a única capaz de atravessar a couraça do dragão e que seu antepassado teria falhado em acertar. Será? A verdade é que ele acertou, arrancando uma escama do bicho e deixando vulnerável, mas ele não teve tempo de atirar novamente. O próprio Bard só acredita nisso ao ver o ponto exposto no dragão, algo que Bilbo também constata em seu encontro com ele. 

Já no livro, essa descoberta pertence à Bilbo, e Bard fica sabendo através de um tordo que ouviu o hobbit falar para os amigos na montanha. Outra diferença é que Smaug jamais encontra os anões no livro, apenas Bilbo, que passa a maior parte do tempo com o anel. No filme Bilbo participa das batalhas e podemos ver os detalhes dos enfrentamentos de anões e elfos, e depois anões, elfos e homens contra os dois exércitos de orcs, quando no livro ficamos sabendo do que se passou apenas quando relatam a Bilbo tudo que aconteceu, já que ele acaba apagando com o anel no dedo, ou seja, invisível, e só é encontrado quando a batalha acaba. 


Na minha opinião não podemos comparar ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’, enquanto livro, os dois são geniais, mas ‘O Senhor dos Anéis’ levou 10 anos para ser concluído e o universo da Terra Média era bem mais consistente do que quando seu predecessor foi escrito, além do fato desse ser uma história para crianças, ainda assim é tão... talvez mais cativante e empolgante que sua continuação. 

E no cinema, são duas obras primas, a trilogia de ‘O Senhor dos anéis’ tem a coleção de estatuetas do Oscar para provar, e o Hobbit o seu sucesso em bilheterias, que apesar de não ter batido a trilogia de Frodo, nem ter acançado o que esperava, arrecadou muito mais do que gastou, garantindo lucros altos.


PS: Não assista dublado, você não vai querer perder a chance de ouvir Benedict Cumberbatch interpretando Smaug. E se você pensa que foi só empresar a voz e pronto, dá uma olhada no vídeo, além da voz o ator emprestou suas expressões e movimento ao bichão.

- Anelise Azevedo

3 comentários

  1. Olá!
    Quando li o hobbit, gostei muuito e esperava amar o filme, mas achei que o fato dele ser dividido em partes fez a história se perder um pouco...

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A comparação entre filme e livro mais sensata que já vi! Também acho possível admirar o filme somente como filme, mesmo sendo adaptado de um livro. E eu, particularmente, amo, tanto o livros, quanto os filmes do Hobbit! Coisas mais lindas do mundo! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    A única coisa que li de Tolkien foi O Retorno do Rei e não funcionou comigo. Achei a escrita do autor difícil de entender, a narrativa confusa e hora eu lia na visão de um personagem e de repente na mesma página já estava na visão de outro personagem e outra batalha. Eu fiquei louca! Isso foi na época da trilogia de Senhor dos Anéis e eu era mais nova e não tinha essa carga de leitura que tenho hoje. Provavelmente eu teria uma outra perspectiva, só tenho medo de arriscar de novo! Hahahahhahaha

    Beijos!

    Cintia
    www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.