[Aperta a tecla] Sobre persistência e constância na escrita

18 dezembro 2015
Que saudade, gente! A vida ta uma loucura nesse fim de ano, mas não ousem achar que me esqueci de vocês. Finalmente as coisas estão começando a voltar ao ritmo, e logo logo chega o ano novo, junto com ele minhas férias! Isso me deixou pensativa, porque tenho tantas coisas planejadas e fico me perguntando se realmente vou conseguir fazer tudo que quero.

Quem me conhece sabe que não sou uma pessoa muito constante. Tenho muitos hobbies e muitas coisas que amo fazer, isso combinado ao pouquíssimo tempo disponível (já que trabalho o dia todo e estudo a noite) me deixa com a difícil missão de priorizar as coisas realmente importantes, e uma delas é a escrita.


Durante o ano só tenho tempo para escrever praticamente nos fins de semana, e quando estou em período de provas na faculdade fico absolutamente sem tempo nenhum. Agora na reta final para que finalmente comecem as férias, coloquei na cabeça que quero terminar o rascunho inicial do meu livro durante esse tempo livre.

Mas então eu pergunto a vocês: como, se ainda estou na metade? Hahaha. Ah gente, escrever é maravilhoso, mas não é fácil não. É preciso ser muito persistente, porque sei que não é todo dia que a inspiração vem. Mas mesmo assim, preciso me impor ter metas, se for ficar esperando a inspiração chegar, nunca vou sair do canto.
O escritor que espera por condições ideais para trabalhar vai morrer sem colocar uma palavra no papel. - E. B. White
Chega de moleza, hora de fazer planos, e de seguir eles a risca! Provavelmente vai sair muita merda, mas em algum momento no meio dela vou acabar achando uma pérola, certo? Hahahaha.

Planejamento:
  • Dedicar ao menos duas horas ininterruptas por dia à escrita. 
  • Só vou dormir quando tiver feito isso, caso procrastine durante o dia inteiro, vou escrever de madrugada!
  • Escrever um capítulo a cada dois dias, se não acabar, vou prolongar o horário até conseguir.
  • Me desconectar completamente do mundo enquanto estiver escrevendo (desligar wifi do computador e colocar celular no modo avião).
  • Ter sempre algo para comer e beber perto de mim, assim não tenho desculpa para me levantar e interromper o trabalho.

O que vocês acham, será que consigo? Duas horas por dia não é um grande sacrifício, depois que entrar no ritmo acho que vou querer escrever ainda mais do que isso! Sei que nem todos gostam de se forçar ou impôr algo, mas meu objetivo é criar um hábito, uma rotina. Espero que dê certo!

5 comentários

  1. Olá!
    Espero que você consiga cumprir suas metas, eu também já fiz a lista com as minhas e vou me esforçar bastante para alcançá-las!

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari!

    Com planejamento e persistência, você consegue sim, rs.
    E sua postagem era justamente o que eu estava precisando ler, pois hoje mesmo falei com um amigo sobre planejamento de capítulos para escrita.

    É difícil manter um ritmo constante. Estou escrevendo o segundo livro da minha primeira trilogia, e mesmo assim, manter um ritmo de escrita vem sendo complicado.

    Mas com um pouco de determinação a cada dia, nada é impossível.

    Abraços,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sei que conseguirá!!! Torcida forte aqui, Ma!
    Bjks e Boas escritas!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sei que conseguirá!!! Torcida forte aqui, Ma!
    Bjks e Boas escritas!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, tudo bem ???
    Menina, até parece que você escreveu essa postagem para mim também, rsrsrs. Esse ano eu pensei várias, mais várias vezes, em começar meu livro. Tenho uma história pré formulada em minha mente já faz pelo menos dois anos, e até hoje ela nunca saiu de lá. Mas eu tenho que começar a escrever, tenho que dar um jeito, me organizar e começar a escrever, nem que seja com passinhos pequenos. Decidi que ano que vem vou começar, nem que use apenas meia hora do meu dia, mas preciso começar !!!
    Tenho certeza de que você vai conseguir finalizar seu livro flor !!! No começo demoramos um pouco para se acostumar com a rotina mesmo, mas depois já estamos mais acostumados e a coisa flui bem.
    Estou aqui torcendo por você, e morrendo de curiosidade com relação ao seu livro !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.