[Resenha] Saga Encantadas, de Sarah Pinborough

18 novembro 2015
Classificação geral: 

Preço! Motivo mor para comprar está coleção, R$ 16,90 (Versão econômica, no Sub). 'Bonitinho, mas ordinário', é o que diria sobre o box, o meu está cheio de marcas, amassa muito fácil. Os livros são bonitos, o verso de cada um é amarelado, com aparência envelhecida, com uma frase de impacto sobre o livro. O início de cada capítulo traz uns florais ou arabescos que dão certo charme, mas as folhas são brancas e nada de orelhas. Pouco mais de 200 páginas de cada volume e como nem fonte nem margens são pequenas, são bem curtos, li praticamente um por dia.

Manter as surpresas, desfechos e detalhes da trilogia são essenciais para sua experiência de leitura. Eu não recebi ou li nenhum spoilers, e tenho certeza que se soubesse de alguns detalhes não teria pensado o mesmo de cada livro. Então fiquem tranquilos, essa resenha não terá nenhum spoiler.

#Veneno
Páginas: 224 
Lançamento: 2013
Editora: Única
Classificação: 
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!
O conto abordado é o da Branca de neve, conhecemos a madrasta, os anões, o caçador e o príncipe. Posso adiantar que acabei esse livro decepcionada. A capa do livro traz a frase ‘repense seus vilões’ e a única coisa que achei interessante nesse livro foi o fato dos personagens não serem parecidos com aqueles que conhecemos, mas não só os vilões, cada personagem é mais do que aparenta e mesmo assim eles parecem confusos. Tudo bem não ser o que parecem, mas parece que nem eles sabem quem são.

Lilith, a rainha, é apenas 4 anos mais velha que a filha do rei, talvez isso servisse para aproximá-las, mas a jovem rainha não consegue acertar sua relação com Branca. A garota é rebelde para um dama da realeza, usa roupas de homem, vive na floresta com um bando de anões e é super popular com o povo. A madrasta quer fazê-la se comportar de maneira adequada e acaba causando sofrimento a Branca, o que as afasta cada vez mais, até chegar o ponto onde Lilith decide que ela deve morrer. Parece simples? E é, não espere entender o ódio da rainha por Branca, porque você não vai. É tipo 'Não quer usar um vestido, garota? Então morra!'


O livro é narrado em terceira pessoa e tem alguns diálogos que também não me atraíram, não consegui me apegar a nenhum dos personagens e isso foi um pouco frustrante. A leitura é muito dinâmica, a linguagem é simples e às vezes repetitiva – principalmente os adjetivos, mas conclui que faz parte, entendi depois – uma vez ou outra surge uma descrição mais detalhada e floreada, mas como todo resto é muito simples, parece forçado. A história é a sucessão dos acontecimentos literalmente, chega a ser enfadonha. Você chega ao fim e ainda está esperando algo acontecer, e acontece. O motivo para partir para o segundo livro foi o fim do primeiro, ele deixa bastantes pontas soltas e os aspectos vagos das personalidades, história e destino de cada personagem fazem querer continuar.

No fim, a impressão que tive foi que a releitura quis tanto fugir aos contos tradicionais que criou uma serie de clichês, uma rainha má (será?) confusa e culpada, uma princesa tão linda e carismática quanto mimada e egoísta, um caçador honrado, que honra mais animais e floresta do que as pessoas, e um príncipe charmoso e misterioso, que no fim é tão mimado quanto sua princesa, mas até que o achei ousado. Ah, quase esqueci os anões, esses chegaram a ganhar um mínimo de simpatia minha. Outros contos são citados no livro, mas parece sem objetivo, uma salada gratuita e não se sabe por quê.

#Feitiço
Páginas: 223
Lançamento: 2013
Editora: Única
Classificação: 
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!
Se fiquei decepcionada com o primeiro, esqueci depois de algumas páginas de Feitiço. Esperava que ele continuasse de onde o anterior nos deixou e mesmo descobrindo que nada ia ser entregue assim de bandeja, a nova história me ganhou rápido. Ao contrário de Veneno, não achei os personagens confusos ou superficiais e a premissa de ninguém é o que parece permanece. Cinderela e sua família foram me ganhando e para minha satisfação o enredo vai revelando as conexões com sua antecessora e personagens que já conhecemos vão surgindo na trama. 



Cinderela, sonhadora, como outras garotas de sua idade, vive pensando no príncipe, no castelo e na vida da realeza. Ela tem um amigo, Buttons, um ladrão tipo Robin Hood, que ajuda a família da garota nesses tempos difíceis para o reino, fornecendo carvão e alguns alimentos. O pai e a madrasta da garota se amam, e suas irmãs feias e malvadas, não são feias nem malvadas. A madrasta deixou uma vida na côrte por amor, mas com seu marido desempregado e levando uma vida de privações, ela anseia voltar a ter todos os prazeres da vida na côrte, casou uma das filhas com um conde e agora, fará tudo para casar a outra com o príncipe, mas esse é o sonho de Cinderela e ela também fará tudo para ter sua chance, incluindo recorrer a magia através de um acordo com sua fada madrinha. Ela irá descobri que toda magia tem um preço e que fadas madrinhas podem não ser o que parecem.

Também não tive grandes surpresas, na verdade é um pouco previsível, mas a escrita da Sarah se torna tão envolvente que mesmo sabendo o que vai acontecer você quer ler. A leitura flui muito bem, assim como no primeiro volume, mas não chega a ser cansativa. E ao contrário de seu antecessor, as conexões são mais claras e o envolvimento dos personagens de diferentes contos parece mais coerente. Feitiço é melhor que Veneno, mas ainda me decepciona por não ter aqueles momentos arrebatadores de tirar o fôlego. Não senti isso, mas fiquei satisfeita e fui para o próximo.

#Poder
Páginas: 224 
Lançamento: 2013
Editora: Única
Classificação: 
Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder...
Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.
Agora sim, é disso que estava sentindo falta. Feitiço é arrebatador! O conto principal é o da Bela e a fera, mas temos o envolvimento com a história da Chapeuzinho vermelho. O ritmo da narrativa é sempre intenso, e apesar de não ser daqueles livros que escondem um grande mistério ate o fim, você tem algumas surpresas. A primeira vem logo no incio da história onde as conexões entre os livros vão se fechando e você conhece mais dos personagens.

Todos estão presentes, chapeuzinho, vovó e o lobo, a bela, a fera, e vamos ter referências ao conto da Rapunzel e da bela adormecida, sim, Rumpelstiltskin está lá também. O mundo da saga é dividido em nove reinos, um deles é governado pelo pai de Branca, outro é governado pelo pai do príncipe com o qual Cinderela deseja casar, mas no terceiro livro vamos descobri que existiu um outro reino, um décimo reino perdido e esquecido em algum lugar da floresta. O que esperar encontrar em um reino esquecido durante cem anos? Mistério, magia e uma grande aventura.


Sinceramente, ainda tem muita coisa previsível nesse livro, mas não é algo negativo, achei a autora extremamente honesta com os leitores, a medida que os personagens fazem descobertas, o leitor tem todas as evidências para chegar as conclusões. Isso é bacana, você não se sente enganado ou trapaceado, e quando de fato acontece o que você esperava ainda é um surpresa. Por fim, a saga é uma ótima leitura, se assim como eu, você não gostar do primeiro livro, não desista, vai valer a pena, e no final você até entende um pouco mais de Veneno, até dá para gostar.

Um último aviso, como diz a frase na sinopse, são contos de fadas para adulto, portanto podem esperar cenas picantes nos três livros e o interessante é que as cenas não estão lá só para corroborar com o fato de ser literatura para adulto, elas estão ligadas com a personalidade dos envolvidos, e nos ajudam a conhecer mais deles. Você vai notar que há uma progressão, no livro um a autora pegou mais leve, Sarah disse em entrevista que teve dificuldade para escrevê-las e acabou pulando esses momentos, voltando para completá-los só depois de acabar o livro. 

Falando em entrevista, o último livro contém uma entrevista com a autora, muito interessante com comentários sobre a saga e sobre outros trabalhos, mas ela contém spoilers, por isso está no fim do terceiro livro, então não leia antes de ler os livros.

Anelise Azevedo

6 comentários

  1. Então eu estou louca para ler essa série, de verdade, me parece ser muito boa, simplesmente apaixonada por essa serie, eu comprei pelo submarino! Não vejo a hora de chegar!!

    Vlog :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Anelise, tudo bem contigo ???
    Eu preciso confessar que sempre fico em cima do muro quando o assunto é essa trilogia. Acho a ideia super interessante, e as histórias parecem ser bem legais, mas conforme eu leio resenhas e pesquiso sobre os livros, fico mais e mais confusa sobre o que eu penso sobre essa série, não consigo formar uma opinião sabe ?!
    As capas são lindas, maravilhosas, pena que a edição econômica é bem fraquinha, esse é um dos principais motivos pelos quais eu evito comprar edições econômicas ... ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi os livros da edição normal, são bonitos mesmo, páginas amarelas e com orelhas, mas imaginava que não ia morrer de amores por eles... Não quis investi muito. E você tem razão, talvez se eu tivesse lido algumas resenhas, não tivesse dado uma chance para essa história.

      Excluir
  3. Oi... eu li Veneno e não consegui gostar dele, como vc disse fica a sensação de que falta algo e por isso não segui em frente. Gostei de saber que a história evolui com os outros livros e lendo sua resenha me deu ânimo pra continuar...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais uma coisa, se você ler apenas Feitiço, não tem problema nenhum. E dos três foi o que mais gostei!

      Excluir
  4. OIII! Minha irmã comprou o box pelo me$mo motivo haha Ela gostou muito, afinal amamos Contos. Também quero ler!

    eu-ludmilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.