[Resenha] A menina mais fria de Coldtown, de Holly Black

14 setembro 2015
Páginas: 384
Lançamento: 2014
Editora: Novo conceito
Classificação:
No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que você ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair.
Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu pequeno grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso e luxuoso da própria Coldtown.
A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre fúria e vingança, culpa e horror, amor e ódio.
É errado dizer que gostei desse livro mais do que gostaria de admitir? Bom, de qualquer forma eu admito que a Holly Black me pegou de jeito e que já estou curiosa para ler outros livros dela. Sou herdeira da geração Crepúsculo, só que as histórias de vampiro viraram tão clichês depois do seu sucesso que não tinha vontade de ler mais nenhuma delas, pelo menos até descobrir A menina mais fria de Coldtown.

A proposta é resgatar os vampiros tradicionais - aqueles que queimam no sol - e ao mesmo tempo inseri-los na nossa realidade. O que aconteceria se eles saíssem das sombras? Como as pessoas reagiriam?
Todas as noites, em todas Coldtowns, pessoas morrem. Pessoas são frágeis. Elas morrem devido a erros, overdoses, doença. No entanto, a maior parte delas morre... de Morte. A Morte bebe a calidez das pessoas até que suas veias estejam secas.
A Holly Black criou um mundo onde os vampiros estão contidos dentro de cidades fechadas, de onde são transmitidos videos recheados de luxo e sedução. Muitos humanos querem ir até lá para serem tranformados, mas poucos realmente conseguem alcançar esse objetivo.

Nesse contexto conhecemos Tana, que acorda na manhã seguinte a uma festa e descobre que ela virou um massacre. Depois de conseguir salvar seu ex-namorado (que está infectado) e um vampiro bonitão, eles partem juntos para a Coldtown de Springfield.


Não quero falar mais sobre o enredo, porque o que mais gostei dessa leitura foram todas as surpresas que tive e não quero estragar elas para vocês. Mas queria dizer que gostei muito da narrativa deste livro, que intercala capítulos do presente com fatos do passado. 

Também gostei muito de Tana, uma personagem forte e corajosa, e que mesmo assim consegue ser real. Ela tem seus momentos de desespero, mas encara seus medos e suas loucuras sem ficar de mimimi. O Gavriel é um personagem à parte, um vampiro louco, poético e perigoso, como não se apaixonar?
Sabia que não deveria se sentir desse jeito em relação a um monstro, mas, naquele exato momento, não queria mais nada além de um monstro só seu.
O único ponto negativo do livro é que por ele ser voltado para um público infanto juvenil, tem alguns momentos em que os personagens agem de um modo meio bestinha, ou ingênuo. Mas isso não chegou a atrapalhar minha leitura que fluiu muito bem.

Vocês já leram algum livro da Holly Black? Gostei muito da sua escrita e recomendo para os amantes da dark fantasy, se houvesse continuação eu leria com certeza. Achei o final satisfatório, mas também fiquei curiosa para saber o que iria acontecer em seguida.
— Nós somos cultivados debaixo de tantas ilusões em relação a nós mesmo até que somos desnudados. Estando infectados, sendo vampiros, somos sempre nós mesmos. Talvez até mais nós mesmos do que jamais fomos antes. Nós, destilados. Nós, cozidos até virar molho. Mas sempre somos nós, como sempre fomos, bem lá no fundo.

3 comentários

  1. Faz tempo que eu leio nada desse gênero e já estou sentindo falta. Já conhecia esse livro e já estava de olho nele faz um tempo.
    Quero ler sim, mesmo que demore um pouco mais para eu conseguir...

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, tudo bem ???
    Fiquei tão feliz quando vi que você tinha feito a resenha desse livro aqui no seu blog !!! Eu tive a chance de ler esse livro no começo desse ano e me apaixonei por ele, é um livro que eu não me canso de indicar para aqueles que curtem histórias com vampiros !!!
    Adorei saber que você curtiu a leitura, não é um livro perfeito, isso é verdade, mas eu acho ele maravilhoso justamente por resgatar os vampiros clássicos, que na minha opinião são os melhores !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  3. Mari, tenho uma curiosidade enorme sobre esse livro. Gosto do título, da capa.. Os comentários que vejo sobre ele são os mais variados. Da autora eu só li a série "As Crônicas de Spiderwick", mas ela escreve com outro autor, apesar de ter gostando da leitura e narrativa, não sei quem foi quem na escrita!

    Mas vou dar uma chance pra esse livro <3

    Bjo
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.