[Aperta a tecla] Tema de setembro e dicas!

08 setembro 2015
Bom dia, escritores e escritoras! O tema desse mês chegou um pouquinho atrasado, mas chegou, e dessa vez trouxe um desafio que considero um pouco mais fácil para vocês, mas que também é de extrema importância para qualquer escritor.

Qual foi a última vez que você leu uma história completamente autêntica e original? Hoje em dia é muito difícil encontrar elas, sempre tem alguma característica que você já viu em outras, mas mesmo que as temáticas se repitam muito, nós continuamos lendo elas. Por quê?

Cada escritor, e cada livro ou conto que ele escreve, precisa ter alguma característica única que prenda a atenção do leitor, algo que diferencie sua história das demais. Portanto, mesmo que você escreva sobre um tema completamente clichê, você precisa ser capaz de seduzir o leitor, e é aí que está o desafio desse mês.

Sempre vemos por aí dicas do tipo "Fuja do clichê!", mas será que isso é possível, ou até mesmo o mais indicado? Acho que muitas pessoas deixam de escrever sobre algo por achar aquele tema clichê, mas com alguns esforços podemos sim escrever boas histórias mesmo que o tema já tenha sido trabalhado muitas vezes anteriormente.

No tumblr Eu♥escrever tem uma postagem com vários exemplos que clichês que amamos odiar, mas a questão é que por mais que a gente tente, é praticamente impossível escrever algo que não tenha um clichezinho sequer. Então minha sugestão é que a gente tente usar eles ao nosso favor, ao invés de contra nós.

O desafio é escrever sobre um tema batido, abraçar o clichê que existe nele, mas ao mesmo tempo trazer algo diferente no texto para conquistar o leitor. Você precisa saber disfarçar o clichê existente na história para que o leitor não fique achando aquilo chato e entediante.

Esse clichê pode ser uma situação, um cenário ou a personalidade de um personagem, qualquer coisa que seja recorrente em outras histórias. Um exemplo clássico é o garoto popular que se apaixona pela menina certinha e sem graça, vemos muitas histórias que tem esse mesmo enredo, mas o que faz elas interessantes?

O que tem por trás dessa situação, cenário, ou personalidade? Algo precisa se destacar, fazendo com que as pessoas queiram lê-la. Uma boa maneira de seduzir o leitor é colocando um mistério na sua história, assim você constrói um enredo que vai instigar sua curiosidade, mesmo que ele já saiba o final que o espera.

Na maior parte dos romances já sabemos que o casal vai ficar juntos no final, mas não é isso o mais importante, e sim o que eles vão passar antes de chegar lá, as dificuldades que vão encontrar no caminho, porque eles se apaixonaram. São os detalhes que vão prender o leitor até o fim, e não o fim em si.

Também queria aproveitar essa postagem para compartilhar com vocês algumas dicas que foram dadas pelo escritor Raimundo Carrero na oficina ministrada por ele na Fenelivro, Feira Nordestina de Livros, na semana passada.
" A gente não sabe fazer porque a gente não faz. A primeira coisa que se precisa para escrever é de bunda."
Gente, sentem a bunda na cadeira e escrevam!  Ninguém nasce sabendo, apenas a prática faz um bom escritor. Não adianta você ficar falando que quer escrever um livro e nunca começar. Foi por isso que criei esse projeto, se vocês se disciplinarem a escrever ao menos um conto por mês isso vai trazer experiência para que possam no futuro se sentir confiantes para escrever algo maior.
"Escrever é como namorar, os leitores querem ser seduzidos. Não é só escolher as palavras, é saber fazer uma estrutura que amarre o leitor."
Temos que aprender a dosar criatividade e técnica. Não adianta você ter uma ideia maravilhosa, mas não saber prender o leitor para que ele leia sua história até o fim. Sempre procurem dicas na internet, leiam muitos livros e analisem o que prendeu vocês naquela história, se possível façam oficinas e cursos. Tudo isso nos ajuda a melhorar nossa escrita.
"Todo romance é um pedido de socorro, a gente está sangrando. Quando a gente começa a sangrar, isso é literatura."
Lembrem de escrever sobre algo que toque vocês, um tema que vocês adorem e que realmente se sintam atraídos por ele. Algo sobre o que vocês não cansem de ler e pesquisar e sobre o qual queiram falar as outras pessoas. Sejam apaixonados pelo que vocês escrevem.

Espero que tenham gostado das dicas, agora bunda na cadeira e aperta a tecla!

11 comentários

  1. Adorei o desafio. Adoro escrever, mas tem me faltado o "sentar a bunda na cadeira" ultimamente. Vou tentar abraçar o clichê este mês e escrever um história bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentar a bunda é a parte mais difícil, Lu! Mas depois que a gente arranja um tempinho para se dedicar a fazer o que gosta, não quer mais parar :)

      Excluir
  2. Adorei esse desafio e as dicas. Realmente, fugir do clichê é complicado! Tem tanta gente tentando fugir do clichê que esse está virando um novo clichê. Certas coisas a gente não pode fugir, só abraçar. E vou sentar a bunda na cadeira e escrever, estou realmente precisando disso.
    Beijos <3

    http://mundodeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei do post, ele conversa diretamente conosco. Eu confesso que escrever para mim é algo completamente natural, a partir do momento que me dão dicas e etc eu fico mecânica, toda a magia some. A melhor dica que se pode dar é mesmo sentar a bunda na cadeira, o resto vem.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Que post maravilhosooo *0* Adoreii as dicas .p
    Amo clichês, as vezes até para escrever mesmo
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  5. Entrei nesse tumblr e achei ele demais. Estou escrevendo uma coisa e achei esse tumblr de muita ajuda!!
    Obrigada pela dica.
    O projeto é muito legal também. Se eu tiver tempo vou tentar escrever algo sobre.

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro esse tumblr, Rai! Tem muita coisa útil nele :)

      Excluir
  6. Oi Marina, tudo bem flor ???
    Menina, amei o seu texto. Confesso que essa é a primeira vez que leio essa sua coluna, mas já me apaixonei e pretendo conferir toda vez que você postar algo novo.
    Concordo com o que você disse, e com o exemplo que trouxe, a gente não sabe fazer até fazer. Acredito que o mais importante é tentar, pegar aquela vontade que as vezes nos corroí e usá-la a nosso favor, tirar proveito das boas ideias que temos e não se importar tanto se elas são clichês, se não são tão boas. Muitas vezes morremos de medo de errar e acabamos nem tentando.
    Adorei o texto, e confesso que serviu como um certo empurrãozinho para que eu comece a escrever o livro que tanto leio e releio na minha mente, rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que booom, Ryoko! *.*
      Isso era tudo que eu realmente queria, dar um empurrãozinho para vocês :)
      E depois que você começar você vai ver que não vai querer mais parar. Escrever é muito bom, construir uma história só sua, decidir tudo que vai acontecer. É incrível!

      Excluir
  7. Oi, Ma!!!

    Saudades!!! Estou sangrando, mas não consigo fazer meus curativos sentando minha bunda na cadeira! kkk
    Mas vou te contar, o conto do mês passado tá quase pronto! :P porém, os da sala de aula.... menina, a molecada também tá sangrando!!! A Ana Paula fez um conto maravilhoso que acho que entra tanto na temática do mês passado qt desse. Publiquei-o lá no blog, passa lá pra ler e depois me conta se parece algo escrito por uma menina da oitava série! Tô babando até agora!
    Depois publico o meu também, e já tô pensando num clichezão bem básico pra por no papel!
    Bjks e boas leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ma!!!

    Saudades!!! Estou sangrando, mas não consigo fazer meus curativos sentando minha bunda na cadeira! kkk
    Mas vou te contar, o conto do mês passado tá quase pronto! :P porém, os da sala de aula.... menina, a molecada também tá sangrando!!! A Ana Paula fez um conto maravilhoso que acho que entra tanto na temática do mês passado qt desse. Publiquei-o lá no blog, passa lá pra ler e depois me conta se parece algo escrito por uma menina da oitava série! Tô babando até agora!
    Depois publico o meu também, e já tô pensando num clichezão bem básico pra por no papel!
    Bjks e boas leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.