[Dicas de filmes] O fabuloso destino de Amélie Poulain

09 agosto 2015
Olá! Já faz um bom tempo que não trago dicas de filmes ou de séries para vocês e como essa semana eu decidi rever esse lindo clássico, eu quis compartilhar com vocês, para quem não conhece ainda poder conhecer e quem já viu matar a saudade!

Lançamento: 2002
Duração: 2h0min
Gênero: Comédia
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta. Após a sua maioridade, muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela a sua visão do mundo. A partir de então, Amélie engaja-se na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Numa destas pequenas grandes ações, ela encontra um homem. E então o seu destino muda para sempre.
Por que assistir esse filme? Bem, você já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida que filmes franceses são ruins, mas você não vai poder argumentar nada até ter visto O fabuloso destino de Amélie Poulain.

Ou você vai amar, e a partir de agora poder argumentar que QUASE todos os filmes franceses são ruins, ou você vai odiar e poder dizer que tem certeza que são todos ruins mesmo. Hahaha, brincadeiras à parte, não sou muito fã de filmes franceses não, mas esse me conquistou.


Ele tem um jeito todo especial de ser, que é completamente diferente de todos os filmes que estamos acostumados a ver. Ele é poético, artístico e tão belo que me deixa durante todo o enredo com um sorriso bobo no rosto.

Ele também foi indicado a vários prêmios, vejam só:
  • Cinco indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
  • Uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou dois prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
  • Recebeu treze indicações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Ator Coadjuvante (Rufus e James Debbouze), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.
  • Ganhou o Prêmio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo.
  • Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Cinema de Toronto.
  • Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • Ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Atriz Revelação (Audrey Tautou).
Se você não ficou com vontade de assistir por nenhum dos motivos acima, então veja apenas pela trilha sonora! Gente, que trilha é essa? Perfeita! O Yann Tiersen é um compositor maravilhoso, e tem um CD todinho só com as músicas desse filme. Sente o clima:


Amo! Amo! Amo de paixão! Tem mais alguém aqui apaixonado pela Amélie? Comentem se já assistiram ou se ao menos já tinham ouvido falar desse filme. Beijão ;*

1 Comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.