[Aperta a tecla] Como revisar e aprimorar seu texto

19 agosto 2015
Olá, pessoal! Hoje vim dar algumas dicas sobre escrita que são bem básicas, mas que só agora comecei a aprender na prática. Algumas coisas que eu vou falar podem parecer bem básicas, e até mesmo ridículas para os mais experientes, mas se você é um iniciante na escrita, assim como eu, acredito que elas irão ser úteis. Confiram!

    
    Acabou? Deixa ele dormir.

Minha primeira dica é que assim que você acabar seu texto, deixe-o de lado por um tempo antes de revisar. Recomendo fazer isso porque assim que acabamos de escrever ainda estamos muito conectados com a história, o que nos leva a ignorar alguns erros que deixamos passar desapercebidos. 

Se você deixa o texto descansar e ocupa sua mente com outras coisas, quando volta para lê-lo novamente, sua experiência já é diferente. Eu mesma fico me perguntando "como deixei isso passar?" com algumas coisas que só consegui perceber depois desse período de descanso.

Essa dica também serve se você ainda não acabou seu texto, mas está se sentindo meio travado com ele, ou está enfrentando um bloqueio. Desapega, parte para próxima, começa a escrever outra coisa, mesmo que seja algo ridículo, algo que você nunca mostraria a ninguém, apenas se distraia. Quando sua mente estiver novamente focada naquilo, você retoma.

     Não é necessário? Corta!

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho mania de escrever muito "eu". Na frase anterior, por exemplo, mesmo retirando o sujeito, vocês saberiam a quem estou me referindo apenas pela conjugação do verbo ter. Então quando estivem escrevendo seus contos, tentem se policiar para não ficar escrevendo a mesma palavra várias vezes.

Da mesma forma, se durante a revisão você perceber outras palavras, e até mesmo trechos, que são desnecessários ou que estejam prejudicando o ritmo de leitura, não tenham medo de apagá-los. Alguns autores gostam de descrever cenários, ou personagens, muito detalhadamente. Durante sua revisão, observe essas passagens mais detalhadas e pondere se elas realmente estão acrescentando ao seu texto, caso contrário, melhor cortá-las.

     Repetiu muitas vezes? Então muda.

Também tenho o costume de usar muito a conjunção "mas". Na nossa fala do dia a dia não costumamos falar "entretanto", "contudo" ou "todavia", porém em um texto é sempre bom diversificar o uso das palavras. Então se como eu, você também tem essa dificuldade, tente estudar um pouco as conjunções e observar em que casos elas se aplicam melhor.

Outra dica é ter sempre a mão um dicionário de sinônimos. No Word, pelo menos nas versões mais novas,  já existe essa opção embutida. Para utilizar é só clicar na palavra com o botão direito do mouse e procurar a opção sinônimos.

     Será que acabei?

Depois de acabo de revisar sempre fico com aquela sensação de "será que já tá bom mesmo?", e isso é normal. Você nunca vai ter a sensação de que seu texto está perfeito (se tiver, comece a trabalhar na sua humildade literária, hahaha), mas você deve se sentir satisfeito com seu resultado. Aquele ar de "finalmente consegui concluir".

Quando terminar, mostre seu texto para amigos ou familiares que possam te ajudar a fazer outra revisão. Mas lembre-se de que tem que ser pessoas que gostem do estilo de coisa que você escreve e que serão sinceras, sem ter medo de te criticar. Eles vão te dar um feedback da visão do leitor e te mostrar trechos que ainda precisam ser trabalhados, fora identificar erros de gramática que você possa ter deixado passar.

Ao finalizar todo esse processo, você estará pronto para publicar seu texto, então mãos à obra! Você sempre receberá críticas, mas fique tranquilo sabendo que fez o seu melhor e isso já é o bastante. Assim como críticas, também haverá elogios, e mesmo que em número menor, podem ter certeza que eles fazem valer a pena! 

---------------------------

O que achou das dicas? Já fazia tudo isso ou aprendeu algo novo? Compartilhe suas opiniões nos comentários e não esqueça de continuar escrevendo! 

5 comentários

  1. Olá,
    Gostei muito das dicas, posso dizer que elas são extremamente úteis por fazer essas coisas todas e elas de fato funcionam. São um bom começo para revisar um texto de maneira satisfatória. Concordo contigo, assim que terminamos de escrever algo deixamos vários erros passar, não sei qual é o caso.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Praticando e aprendendo, aprendendo e praticando! Ótimas dicas, Marina. Gostei orientações diretas, sem enrolação, tudo muito útil, agora eu sei...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ma!!!

    Boa dica!! Ah!!! E não esquecer nunca, nunca de revisar!!!
    Bjks!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marina! Primeiramente: adorei seu blog, muito lindinho e organizado, cheguei aqui por acaso. :) Sobre o post, as dicas são realmente úteis e é sempre bom relembrá-las. Constantemente, escreve algo na euforia, mas depois volto e percebo uma coisa ou outra em que me excedi. O fato de eu escrever no blog com uma amiga ajuda bastante nesses casos, vamos nos corrigindo. <3 Beijo!
    Lis | umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina,
    Adorei as dicas.
    Comecei a escrever alguns textos pequenos (400 palavras) e estou adorando isso, de verdade. Essas dicas são válidas.
    Normalmente, não tenho mania de usar o EU e costumo sempre cortar haha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.