Novo projeto: Aperta a tecla

07 julho 2015

Olá queridos leitores! Tenho uma super novidade para vocês: a partir de hoje vamos nos tornar escritores! É isso mesmo que você leu, e nem venha com desculpas de eu não sei escrever, porque eu também não!

Eu não tinha contado a vocês, mas eu comecei a escrever um livro no fim de março. Ainda estou no início, mas queria compartilhar com vocês essa experiência maravilhosa. Quantos de vocês já não falaram "Ah, eu queria tanto escrever", mas nunca começaram? Eu também era assim, até que decidi tomar uma iniciativa, e o objetivo desse projeto é ajudar vocês a tomarem essa iniciativa também!

Quando decidi escrever eu não fazia ideia de por onde começar, como escolher meu tema, como desenvolver os personagens, quais elementos eu teria que ter no meu texto. A única experiência que eu tinha, era com minhas leituras. Então para facilitar a quem também tem vontade de escrever, eu quis juntar aqui informações que achei por toda parte da internet e que me ajudaram a me organizar.

O modelo do projeto é o seguinte: eu vou postar aqui várias dicas de como começar a escrever, como desenvolver a criatividade, como elaborar seus personagens, e tudo mais de interessante que eu for achando, até porque eu continuo na minha busca. Junto com as dicas, eu quero propor um desafio a vocês. 

Começar a escrever um livro pode ser assustador, afinal é um comprometimento de longa data e que exige tempo e disposição. Mas e se você começar de baixo? Te proponho o seguinte: Todo mês eu vou escolher um tema aleatório, e nós vamos, juntos, desenvolver um pequeno conto ao redor dele. 

O conto não tem delimitação de tamanho, pode ter uma página, pode ter dez, e você pode publicar ele em qualquer lugar. No seu blog, no Whattpad, pode até mesmo deixar aqui nos comentários, que eu vou ler! Poucas pessoas conseguem acabar de escrever um livro, mas qualquer um pode escrever uma página. Eu também vou escrever o meu conto, e assim nós vamos ajudar um ao outro. 

É incrível quando alguém lê seu texto e te dá uma visão diferente do que você escreveu, a visão do leitor. Minha ideia é que a gente possa dialogar sobre nossa escrita, e aprender um com o outro. Quando várias pessoas escrevem sobre o mesmo tema, nunca sai nada igual, e vendo o que os outros escreveram, isso também nos ajuda a pensar no que poderíamos ter melhorado no nosso texto.

Então o objetivo é comentar, dar sua opinião. Nada de "ficou muito bom!", ou "tá uma porcaria!". A meta é que a gente se ajude, então devemos fazer críticas construtivas. Dar ideias um ao outro, apontar o que poderia ter ficado melhor. 

O primeiro passo para fazer qualquer coisa na vida é tomar uma decisão, então espero que vocês se interessem em participar. Em breve eu vou divulgar aqui no blog qual vai ser o tema desse mês, e no fim do mês eu vou divulgar o meu conto, e junto com ele o link dos contos de todos que decidirem se juntar a mim nesse projeto. Quem sabe isso já não é o seu começo, e você também decida escrever um livro?

E aí, quem se habilita? Se você tem alguma dúvida, sugestão, crítica, deixa nos comentários. E se quer participar também deixa uma mensagem avisando, eu vou adorar ler os textos de vocês e dar minha opinião! Beijos!

12 comentários

  1. Amei a ideia,muito bom. Com certeza vou querer participar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruna, fico muito feliz!
      Acompanha aqui que logo mais posto novidades :)

      Beijo ;*

      Excluir
  2. Gostei muito da ideia! Quero participar! Vou deixar o link do meu blog de textos aqui http://chadasstres.blogspot.com.br
    Te sigo no Instagram como @blogchadastres_
    Beijuss <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana! Li uns textos seus e adorei!
      Espero de goste do projeto ;*

      Excluir
  3. Mari, gostei demais dessa ideia, eu sempre tenho dificuldade de introduzir um tema e organizar as informações. Acho que determinando um tema pode acabar saindo coisa boa por aí. Eu não vou me comprometer a participar, mas vou acompanhar os resultados com certeza, pode contar comigo se precisar de alguma ajuda! Você tem meus contatos hahaha

    Bjoo
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Tamy, fico super feliz em ver as pessoas respondendo e se interessando por um projeto que idealizei *.*

      Beeijo ;*

      Excluir
  4. Essa semana mesmo eu estava quase desistindo de escrever eu livro, que mesmo com uma história meio bobinha significa bastante pra mim. Tenho muita dificuldade em descrever os personagens e tornar a história interessante. Tenho certeza que esse projeto vai me ajudar bastante!
    Tô dentro! õ/
    http://calmomila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desiste não Camila! Escrever é tão bom, tem momentos que desanima mesmo, você fica achando que não está bom o suficiente, mas o objetivo aqui é que possamos aprender juntas. Espero conseguir te ajudar, e obrigada pelo voto de fé ;*

      Excluir
  5. Oie!!! Eu tb estou me arriscando na escrita, topo escrevermos juntas! De uma passada lá no meu blog e se possível, dê uma lida nos meus contos e pode comentar, por favor! Estou precisando de críticas construtivas! Seguindo seu blog em 3, 2, 1...

    www.linguaeliteratura.com.br

    bjks e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, que bom ter mais uma participante! Espero que o projeto seja proveitoso para você :)
      Já dei uma passada no seu blog e adorei os textos, amo quem escreve em linguagem poética, tenho muito o que aprender com você também ;*

      Excluir
  6. Adorei o projeto!! Vai ser um desafio e tanto, mas com certeza vou participar ;D Muitas vezes eu começo a escrever um conto mas não consigo terminar, minha maior dificuldade é conseguir um desfecho legal para minhas histórias, mas dessa vez vou persistir hahah Obrigada por me informar sobre o projeto, vc tem meu total apoio!! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz!
      Obrigada pelo apoio :) Beijos ;*

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.