[Resenha] Princesa mecânica, de Cassandra Clare

19 março 2015
Páginas: 430
Lançamento: 2013
Editora: Galera Record
Classificação:  


Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.


A Cassandra Clare me esfaqueou no coração. Doeu muito e ainda dói. Acho que chorei, solucei e esperneie durante mais de uma hora enquanto lia o final arrebatador dessa trilogia. Mesmo depois de acabar não consegui pregar os olhos, fiquei deitada na cama me lamentando e a história não me saiu da cabeça.

Gente, pelo amor do Anjo, o que foi isso? Que final foi esse? Eu sinceramente não sei dizer se quero favoritar essa trilogia. É inegável o quanto esses livros são fantásticos, mas eu meio que me sinto como se alguém tivesse morrido, e não acho que queira ler esses livros de novo, não quero sofrer desse jeito de novo. Mas ao mesmo tempo é como um grande amor que acaba, a gente sofre no fim, mas é melhor sofrer por que acabou do que nunca ter vivido.

Nesse terceiro livro acompanhamos as reviravoltas na história de Will, Tessa e Jem. E parecia impossível que tudo fosse acabar bem pra todo mundo, na verdade não sei se posso dizer que acabou bem, mas também não acabou mal. Eu estou em conflito interno, acho que a Cassandra Clare me deu detalhes demais, talvez eu não quisesse saber tudo que ela me contou.. Mas também, como não querer saber? 
E talvez você devesse parar de sentir pena de si mesma - disse ele. - A maioria das pessoas tem sorte se encontra um grande amor na vida. Você encontrou dois.
Sem sombra de dúvidas esse foi o triangulo amoroso mais cruel, mais doído e mais exótico de todos os tempos. O amor entre Tessa, Will e Jem é dirente de tudo que já vi, é um amor desapegado que flui em medidas proporcionais para todos os lados. Tessa ama Will tanto quanto ama Jem. Ao Mesmo tempo que elas a amam com a mesma intensidade que também amam um ao outro. É a maior loucura que já li, e acho completamente impossível e impraticável na vida real. Mas nos livros, foi completamente lindo, lindo e triste, e também feliz. É tão contraditório, juro que estou confusa..
Lembra-se do que falei para você naquele dia, na sala de estar - disse.- Quero que você seja feliz, e ele também. No entanto, quando você atravessar a igreja para encontrá-lo e se unir a ele eternamente, estará pisando em uma trilha invisível dos cacos de meu coração, Tessa. Eu abriria mão da minha própria vida por qualquer um de você. Morreria pela felicidade dos dois. Achei que talvez, quando me disse que não em amava, que meus sentimentos fosse diminuir e atrofiar, mas isso não aconteceu. Eles crescem a cada dia. Eu a amo mais desesperadamente neste momento do que jamais o fiz, e daqui a uma hora a amarei ainda mais. É injusto lhe dizer isso, eu sei, quando você não pode fazer nada a respeito.
Também descobrimos neste livro a verdade sobre Tessa, finalmente. E as peças do quebra cabeça se encaixaram perfeitamente. Não consigo compreender como a mente humana de Cassandra Clare conseguiu conceber essa história, ela não deixou uma pedra fora do lugar, tudo foi explicado, tudo foi compreendido, e não posso dizer que fiquei com gostinho de quero mais, por que não tinha mais nada pra ela me contar, não ficou faltando nada. Alias, a única coisa que ficou faltando foi o pedacinho do meu coração que morreu na última página desse livro.

Além de tudo isso, também somos agraciados com os desfechos de vários outros personagens da história, que passamos a conhecer mais profundamente nesse terceiro livro. Fora a solução do mistério do anjo mecânico de Tessa, que tem uma importância fundamental na batalha final contra Mortmain.

Enfim, o que tenho pra dizer é que leia, leia e você não vai se arrepender, Mas leia sabendo que vai doer, e vai doer muito. Leia sabendo que vai lhe causar um sofrimento que talvez você nunca esqueça. Leia sabendo que vai deixar uma marca no seu coração.

Boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.