[Resenha] Mentirosos, de E. Lockhart

18 março 2015
Páginas: 272
Lançamento: 2014
Editora: Seguinte
Classificação: Favoritado!

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Comprei esse livro por que estava muito curiosa depois de ler muitas resenhas falando sobre seu final chocante, mas não tinha expectativas muito altas não. Pela sinopse, achei que seria uma história bem supérflua, que era justamente o que eu estava precisando depois de uma leitura que tinha feito eu me acabar em lágrimas.

Me enganei muito sobre o caráter do livro, não posso dizer que é um suspense, por que tá mais pra mistério, muito menos um romance, apesar de ter sim uma linda paixão de verão. Também é sobre uma amizade, muito forte, entre quatro adolescentes, e suas famílias problemáticas.

Os Sinclair são absurdamente ricos, e aparentemente perfeitos, mas são como uma maçã podre por dentro, cheios de segredos e todos os tipos de problemas. Esses quatro adolescentes podem ser chamados de mentirosos, mas são suas famílias que realmente vivem um mentira por trás da fachada de normalidade.

Johnny e Mirren são primos de Cadence, e Gat é amigo de Johnny. Eles passam todos os verões juntos na ilha particular dos Sinclair desde os 8 anos, o verão dos 8, como eles chamam. Eles são inseparáveis durante os verões, mas quando o verão acaba eles mal se falam durante o ano todo, e quando voltam a se ver é como se tempo nenhum tivesse passado.
Mirren. Ela é açúcar, curiosidade e chuva. Johnny. Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo. Gat, meu Gat. Ele é todo contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte. 
No verão dos 15, Cadence descobre que sua amizade por Gat se transformou em paixão. Eles vivem um lindo romance durante aquele verão, mas um acidente acontece com Cadence, e quando ela acorda ela não consegue lembrar de várias coisas que aconteceram. Ela tenta entrar em contato com os mentirosos, mas eles não respondem seus e-mails. Ela achava que Gat a amava, por que ele sumiu no momento que ela mais precisava dele? 

Depois do acidente Cadence começa a sentir fortes dores de cabeça, e fica bastante doente. Sua mãe se recusa a lhe contar detalhes sobre o que aconteceu na ilha naquele verão. Pra piorar, no verão dos 16 Cadence é obrigada a ir viajar para a Europa com seu pai, e passa mais um ano sem ver seus mentirosos. Somente no verão dos 17 ela volta a ilha, e começa então a se lembrar das coisas que aconteceram e montar o quebra cabeça para descobrir o que realmente aconteceu com ela.
- Eu.. Imagino que tenha sido vítima de alguma coisa. - É difícil dizer essas palavras. - Acho que fui estuprada, agredida, ou alguma coisa terrível. É esse tipo de coisa que faz as pessoas terem amnésia, não é?
A escrita da E. Lockhart é maravilhosa, adorei o jeito que ela descreve as pessoas, e adorei o jeito que ela descreve as emoções, como quando Cadence tem uma dor de cabeça e ela compara com uma bruxa batendo na sua cabeça com uma estátua de marfim, esmagando seu crânio, ou quando ela está triste, e é como se seus pulsos estivessem sangrando e Gat faz curativos nas suas feridas.

O livro prende a atenção desde o início, a cada nova lembrança de Cadence ficamos cada vez mais curiosos pra saber o que aconteceu, e por mais que hajam dicas sutis durante a leitura, quando finalmente a verdade foi revelada, eu me levantei da cama e falei: "É o que? Hã? COMO ASSIM?!?!"

O final é realmente surpreendente, é muito chocante, e minhas expectativas de ler um livro que não me fizesse chorar foram pelo ralo. Eu nem sonhava em imaginar o que realmente aconteceu. Inclusive vi um resenha de uma pessoa que disse que tinha achado o final óbvio, e eu fiquei tipo "Sério? Sou sua fã, talvez você devesse virar detetive ou algo do tipo.."

Indico, e indico muito esse livro, leitura rápida, gostosa e muito inteligente. Me fez repensar sobre um dilema que a Cadence tem, que é sempre faça aquilo que teme. Logo quando li isso, concordei completamente, mas depois da revelação do final, foi como um soco de realidade. É realmente talvez não seja tão inteligente fazer aquilo que tememos...

Boa leitura e beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.