[Resenha] O lado mais sombrio, de A. G. Howard

05 março 2015
Páginas: 368
Lançamento: 2014
Editora: Novo Conceito
Classificação: Favoritado!
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
Simplesmente incrível! Já fazia um bom tempo que eu estava querendo ler esse livro, apesar de nunca ter lido Alice no País das Maravilhas (shame on me). Fiquei extremamente encantada com a perspectiva de poder ler essa história numa adaptação mais sombria e cheia de romance.

Alyssa é uma garota diferente, ela anda de skate, se veste de uma forma excêntrica e ouve os pensamentos das plantas e insetos.  Para poder silenciar os sussurros constantes em sua cabeça ela começa a fazer arte com os insetos mortos que ela captura em armadilhas.
Coleciono insetos desde os dez anos de idade; foi o único jeito que encontrei de silenciar seus sussurros. Espetar um alfinete em sua barriga os silencia rapidamente. Algumas de minhas vítimas perfilam as paredes em moldura tipo caixa, enquanto outras ficam na prateleira em potes de vidro esperando para serem usadas depois. Grilos, besouros, aranhas.. Abelhas e borboletas. Não sou seletiva. Assim que ficam tagarelas de mais, tornam-se presas fácil.
Sua mãe vive em um sanatório e seu maior medo é ir parar lá como ela. Depois de descobrir que a única forma de livrar sua família da maldição que mantem sua mãe no sanatório é ir ao País das Maravilhas e consertar os erros de Alice, sua tataravó, Alyssa embarca em busca dessa aventura pela toca do coelho. Só que ela acaba sendo seguida pelo seu melhor amigo, Jeb, por quem ela é apaixonada desde a 6ª série. 

Ao chegar ao País das Maravilhas ela se depara com uma realidade diferente daquela apresentada por Lewis Carrol em seu livro. O lugar é povoado por seres estranhos e macabros, bem diferente daqueles que habitavam a história de Alice.
Não é o coelho branco ou nenhum outro tipo de coelho. É uma criaturinha parecida com um duende e do tamanho de um coelho. As pernas, braços e corpo são humanos, mas sem carne - um esqueleto descarnado, Luvas brancas cobrem suas mãos cadavéricas; botas brancas protegem seus pés. A excessão à aparencia esquelética é sua cabeça careca e seu roto de homem velho, coberta com carne pálida como a de um albino. Seus olhos - esbugalhados e inquisitivos, como os de uma corça - tem o brilho rosado. Longas antenas brancas brotam de trás de cada uma de suas pequenas orelhas humanas.
O lugar assusta Alyssa, o que lhe conforta é saber que pelo menos ela está ao lado de Jeb. Ele é um amigo superprotetor, leal e honesto, mas que sempre a tratou como uma irmã mais nova. Mas não é esse tipo de amor que ela deseja dele, ela sempre o amou como muito mais que um amigo. Porém seus sentimentos ficam confusos quando ela se encontra com seu guia no mundo intraterreno. Morfeu é completamente diferente de Jeb, ele é misterioso, rebelde e problemático, e tem o poder de despertar nela o seu lado mais selvagem e desinibido,  um lado seu que ela não sabia que existia, tão diferente da moça boa e filha obediente que ela era quando antes de entrar naquele lugar. 
Jeb é estável, forte e genuíno - meu cavalheiro e sua armadura reluzente. Morfeu é egoísta, suspeito e sublime - o caos encarnado. Impossível comparar. E aqui estou eu, a união de tudo isso. A luz e a escuridão ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um desses lados, será que eu teria que abdicar do outro? Meu coração doí ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois pra estar completa.
Gente, esse livro me conquistou em todos os aspectos, me viciou e me deixou rindo sozinha. Alyssa consegue ser ao mesmo tempo inocente e forte, sempre lutando pra proteger as pessoas que ela ama, e ao mesmo tempo sempre fugindo desse sentimento. Acontecem tantas reviravoltas durante o livro que você fica sem saber por quem torcer, em quem confiar. Sem contar no final que foi maravilhoso!

Agora que acabei estou aqui pensando que mal posso esperar pra ler a continuação dessa história, e ao mesmo tempo morrendo de medo, por que o final foi tão bom, e tenho certeza que as coisas vão ficar bem feias antes que ficarem bem de novo no próximo livro, e eu simplesmente não tenho nem ideia do que esperar. Enquanto isso vou correndo ler a Mariposa no espelho, um conto de 52 páginas que mostra a história de O lado mais sombrio narrado a partir do ponto de vista de Jeb e Morfeu. Estou louca pra saber o que se passa na cabeça desses dois, sem contar que está disponível de graça no site da amazon!

Não deixem de ler, essa história é absolutamente incrível, tenha você, ou não, lido Alice no País das Maravilhas, esse mundo mágico escondido vai te conquistar!

Beijooos!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.