[Resenha] Caixa de pássaros, de Josh Malerman

04 março 2015
Páginas: 272
Lançamento: 2015
Editora: Intrínseca
Classificação:  
Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão. 

Eu preciso dizer o quanto me senti atraída por essa história que prometia me deixar com medo de olhar pela janela. A capa dessa livro é linda, a sinopse chama bastante atenção, e antes mesmo do livro ser lançado eu já tinha lido uma amostra do primeiro capítulo, e eu mal podia conter minha ansiedade em ler o resto!

Caixa de pássaros conta a história de Malorie, uma mulher que está sozinha com seus dois filhos dentro de uma casa e que não pode, em hipótese alguma, em momento nenhum, olhar pro lado de fora. Algo irreal e irracional está acontecendo do lado de fora, as pessoas estão se suicidando por causa de algo que viram, e assim ninguém quer mais olhar. Depois de muito pensar sobre o assunto, ela resolve finalmente deixar a casa em busca de um lugar seguro pra si mesma e pros seus filhos. Um lugar onde eles possam abrir os olhos e viver a vida de verdade.


O livro se alterna entre o presente assustador de Malorie na sua jornada, e o passado, desde quando essa crise começou, quando ninguém ainda acreditava que isso podia ser real. Nessa perspectiva conhecemos vários personagens que cruzam na vida dela, cada um com uma característica mais marcante. Haviam aqueles que tinham esperança de um futuro melhor, outros que não queriam encarar a realidade, alguns só queriam esperar por ajuda, e tinha até mesmo quem quisesse se arriscar lá fora. Mas afinal, o que causou isso tudo? Vemos algumas teorias durante o livro, mas não podemos deixar de ficar curiosos com o que poderia deixar uma pessoa tão louca a ponto de se matar só por que viu algo.
Seja o que for as nossas mentes não conseguem entender, Pelo que parece, as criaturas são como o infinito, algo complexo demais para nossas cabeças.
O livro é muito intrigante, e tem muuitos momentos de tensão. Eu conseguia imaginar como seria escutar um barulho, saber que tinha algo junto de mim, e não poder olhar, não poder me defender. Entendi como seria difícil realizar tarefas simples, como buscar água, se estivesse vendada. Foi uma leitura rápida, com capítulos curtos, e fiquei muito curiosa sobre tudo que estava acontecendo e qual seria o destino dos personagens. 
Você esperou quatro anos porque aqui, nessa viagem, neste rio, onde loucos e lobos a espreitam, onde as criaturas podem estar por perto, neste dia você terá que fazer uma coisa que não faz mais há muito mais que quatro anos... ABRIR OS OLHOS.
Porém pra ser sincera eu acho que minhas expectativas estavam altas demais, eu queria sentir o medo excruciante que estava aterrorizando os personagens, e fiquei sim bastante tensa, mas nada que me tirasse o sono, nada me apavorou. Também não consegui me identificar muito com a Malorie, ela está vivendo uma situação tão tensa que mal se lembra de demonstrar carinho e afeto por seus filhos, ou desenvolver um relacionamento mais profundo com as pessoas que passam pela vida dela, tudo que ela pensa é em sobreviver. Fora que o final do livro deixa muitas questões em aberto, perguntas não respondidas. Então esses foram fatores que fizeram este livro ser bom, pelo menos pra mim, mas não excelente.

Concluindo, recomendo este livro para aqueles que gostam do suspense, porém fiquei muito tempo lendo, esperando alguma coisa muito aterrorizante acontecer e parece que o livro acabou e ela não aconteceu, a tensão se estendeu até o fim do livro, mas no fim das contas parece que não havia muito o que temer, só os próprios pensamentos, a própria imaginação. Mas acho que a experiência que cada um tem com o livro pode ser bem diferente, tem muita gente por ai que adorou o livro.

E então, vai ler também?


2 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estou meio que interessado em ler esse livro, mas acho que seria um erro, lendo a sua resenha, acho que deixarei essa leitura em segundo plano. Quando li sinopse, estava com a expectativa de algo assustador, mas não parece ser o ponto forte do livro.

    Boas leituras.

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.